
Todo o sistema municipal de saúde de Quarto Centenário foi colocado em alerta para atender possíveis casos suspeitos de coronavírus
Em reunião realizada no gabinete do Prefeito Reinaldo Krachinski, na manhã desta terça-feira, 17, com a presença dos Secretários de Administração, Edilaldo da Machado Cruz, da Saúde, Orlando Baggio, da Educação Alice Miyashita, juntamente com a assessora jurídica, Barbara Medina, ficou definido que a partir de sexta-feira 20 serão suspensas as aulas, atendimentos nas creches, e demais eventos que estavam programados, por tempo indeterminado.
Tais medidas prende-se ao fato do município acompanhar o Decreto Estadual, baixado pelo Governador Ratinho Junior, suspendendo todas as atividades que haja aglomeração de pessoas.
Vale ressaltar que o Brasil e o Mundo vive uma pandemia, provocada pelo Coronavírus, e que todas as medidas para diminuir a proliferação da doença precisam ser tomadas com urgência, para salvaguardar a vida das pessoas.
De acordo com o Secretário de Saúde, Orlando Baggio, o sistema de saúde do município está se preparando para atender toda a população, entretanto ressalta que é para a população não ter pânico e procurar o sistema de saúde apenas em caso de urgência e emergência.
A partir de quarta-feira, 18, o município fará ampla divulgação das medidas adotadas por meio da imprensa, redes sociais e carro de som, salienta o Secretário de Administração Edilaldo da Cruz, que enfatiza a preocupação do prefeito Reinaldo no sentido de orientar a população, quanto aos cuidados que se devem tomar.
“Estamos seguindo as recomendações e protocolos do Ministério da Saúde e pedimos a compreensão de todos para que sejam colocadas em prática todas as medidas de prevenção”, explica o prefeito Reinaldo Krachinski.
Cuidados:
Não custa lembrar das ações simples, mas que podem e muito, ajudar na prevenção da doença e na não proliferação do vírus entre as pessoas:
*Lavar as mãos, inclusive entre os dedos e o punho, e na falta de água e sabão, utilizar o álcool em gel;
* Cuidado ao tossir ou espirar. Use lenço de papel ou o braço para cobrir a boca e o nariz;
* Manter os ambientes ventilados.
E diante dos sintomas de febre igual ou acima 37,8; dores musculares; dor de cabeça; dor de garganta, tosse seca; cansaço e fraqueza, procure o Sistema Único de Saúde.