Roque Saldanha, investigado por suspeita de participação em atos golpistas, gravou vídeo com ofensas ao ministro do STF
Um radialista investigado por suposta participação em atos antidemocráticos publicou um vídeo nas redes sociais no qual aparece com a tornozeleira eletrônica quebrada e profere xingamentos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Roque Saldanha, que estava em liberdade condicional desde janeiro de 2023, afirma na gravação que o equipamento de monitoramento estava causando desconforto em sua perna. O suspeito acusa o ministro Moraes de ter conhecimento da situação e, ainda assim, exigir documentação diária da sua rotina.
No vídeo, Saldanha dirige-se ao ministro com linguagem ofensiva e obscena, sugerindo que Moraes faça uso impróprio do dispositivo de monitoramento. “Minha perna toda comida, tem fotos e tem vídeos. Tu deveria era criar vergonha na cara e aprender a virar homem, rapaz”, disse. “O senhor é safado (…) Estado de direito é o c* do senhor. O senhor pega essa tornozeleira, abre seu c* e enfia dentro, rapaz”.
Fontes ligadas à investigação informaram que há suspeitas de que Saldanha tenha removido a tornozeleira após o STF determinar sua nova prisão. No último domingo (24), Moraes solicitou a prisão preventiva do radialista por violação das medidas cautelares, incluindo deslocamentos não autorizados e deixar a bateria do equipamento descarregar.
Saldanha foi detido em janeiro do ano passado sob acusação de articular atos golpistas. De acordo com a investigação, ele utilizava suas plataformas de mídia social para convocar “atos violentos e atentatórios ao Estado Democrático” e aos ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A assessoria do STF informou que não se manifestará sobre o caso.
Quem é Roque Saldanha. Roque Saldanha, natural de Carlos Chagas (MG), apresenta-se como locutor e apresentador de rádio, TV e eventos. Ele concorreu a uma vaga de deputado federal pelo PSC em Minas Gerais nas eleições de 2022, mas não foi eleito. Em suas redes sociais, identifica-se como apoiador da direita e da chamada “bancada da bala”.
Fonte, foto e vídeo: OBemdito.