Uma verdadeira “declaração de guerra” contra o mosquito da dengue, está declarada em Rancho Alegre do Oeste. Para isso a Administração Municipal mobilizou equipes e máquinas que estão sendo utilizadas no combate a dengue.
É o município de Rancho Alegre do Oeste voltado em torno da eliminação dos criadouros do mosquito transmissor dessa terrível doença que vem afetando a população de toda a região.
Preocupada com o eminente risco de surto da dengue na cidade, a prefeita Suely Alves não tem medido esforços no sentido de mobilizar a população no combate ao mosquisto da dengue.
A prefeita Suely apela a população no sentido de combater os focos e criadouros do mosquito da dengue, nos quatro cantos do município.
ALERTA A POPULAÇÃO. A prefeita Suely faz questão de lembrar a todos os ranchoalegrenses regras básicas que auxiliam para evitar a presença do mosquito da dengue. São elas:
Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.
Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros
Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.
Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.
Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.
Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.
Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.
Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.
Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d’água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos
Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.
Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.