Não só a comunidade escolar do Colégio Estadual Rancho Alegre como todos os segmentos do município ainda está em jubilo comemorando a grande conquista alcançada pela pedagoga e professora de língua portuguesa Eliane dos Santos Macedo Oliveira, do Colégio Estadual Rancho Alegre que colocou o município em posição de destaque em nível estadual no Concurso Agrinho/2019.
Uma conquista que valeu a segunda colocação em nível estadual na categoria Experiência Pedagógica. Colocação que assegurou a professora Eliane dos Santos o prêmio de um carro Fiat Mobi zero quilômetros.
PROJETO. A experiência pedagógica “Molduras Coloridas: Memórias das Pessoas Daqui”, foi desenvolvido pela professora Eliane, com alunos do 7ª ano do período da tarde do Colégio Estadual Rancho Alegre.
Os principais objetivos do projeto consistiram em explorar a relação das memórias das pessoas do município, demonstrando os elementos que os unem com a vida do campo.
No projeto, conforme a professora Eliane dos Santos explicou, foram desenvolvidas várias atividades. Como a visita a museu, entrevistas com pessoas da comunidade, piquenique literário, exposição de ferramentas e fotos antigas e a produção de um livreto com textos de memórias literárias escrito pelos alunos.
VAROLIZAR A PRÓPRIA HISTÓRIA. De acordo com a professora Eliane, o trabalho, muito mais que a premiação, objetivou que os alunos pudessem conhecer e valorizar a sua própria história e de suas famílias, percebendo que apesar das dificuldades, com estudo e dedicação eles podem desenvolver-se dentro do próprio município.
CONCURSO AGRINHO. O concurso Agrinho é desenvolvido em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e dirigido aos professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná que tem trabalhado com o Programa Agrinho no ano letivo de 2019, e objetiva o relato de sua experiência no desenvolvimento do projeto com os seus alunos. Neste ao foram inscritos 650 trabalhos de todo o estado.