Para uma importante reunião a prefeita Suely Alves da Silva recebeu em seu gabinete para uma reunião técnica envolvendo o tema: “Implantação Zona de Proteção Verde” no município de Rancho Alegre D´Oeste, a Promotora de Justiça e coordenadora regional do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, habitação e urbanismo (GAEMA), Doutora Rosana Araújo de Sá Ribeiro, que apresentou o projeto rede ambiental que tem como uma das medidas preconizadas a implantação de cortinas verdes como zona de proteção do meio urbano em relação à aplicação de agrotóxicos.
Ficaram definidas a partir da reunião que o município terá uma agenda de audiências públicas com a comunidade e produtores rurais, onde deverão ser apresentados indicadores, bem como o número de estabelecimentos rurais e módulos impactados com a medida e indicadores de causas de mortalidade prementes no município através do departamento de saúde.
Na oportunidade também foi destacado que o município de Rancho Alegre vem fazendo sua parte quando implantou os onze grupos de abastecedores comunitários e a forte adesão de nossos produtores ao programa de mata ciliar. “E, graças a assistência técnica da Emater somos destaques no sistemas de manejo integrados de pragas (MIP), onde nossos produtores abriram suas porteiras para a pesquisa e o uso racional de agrotóxicos” – citou a prefeita Suely durante a reunião.
Participaram das discussões, vereadores, técnicos da Emater, membros do Conselho Municipal Urbano e Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Saúde, Departamento de Planejamento, de Obras e Serviços Público, cadastro técnico imobiliário e tributação e consultoria de meio ambiente. Enfim todos os setores da administração.