O período da revisão biométrica vai de 1ª de abril até 30 de setembro; mais de 35 mil eleitores nos quatro municípios da Comarca de Goioerê estão convocados
A partir de segunda-feira, dia 1ª de abril até o dia 30 de setembro o Cartório Eleitoral da Comarca de Goioerê, estará realizando nos quatros municípios da Comarca: Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre a revisão eleitoral e o cadastramento eleitoral através do sistema de biometria.
Trata-se de um método que permite reconhecer e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais. São muitos os municípios do Paraná que já realizaram o recadastramento biométrico e outros tanto estão em andamento.
Na Comarca de Goioerê o lançamento do redacastramento biométrico foi realizado no último dia 15 de março quando a visita a Goioerê do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Gilberto Ferreira, quando anunciou o lançamento do recadastramento biométrico nos quatro municípios da Comarca. Durante a reunião com os prefeitos (Pedro Coelho), Moreira Sales (Rafael Bolacha), Rancho Alegre (Suely da Silva), e, de Quarto Centenário (Reinaldo Krachinski) o Desembargador Gilberto Ferreira ao destacar a importância da biometria afirmou que trata-se de uma tecnologia que impede que uma pessoa passe por outra no momento da votação.
NOS QUATRO MUNICÍPIOS. Por sua vez o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Goioerê, Mário Claudino afirma que o recadastramento biométrico que tem início a partir de segunda-feira, 1º de abril, na Comarca tem também como proposta promover um processo de revisão eleitorais nos quatro municípios.
Além da revisão, o cadastramento biométrico nos colégios, tem como principal objetivo oferecer não apenas mais segurança no processo eleitoral, como também facilitar a votação dos eleitores nas eleições.
Ainda segundo o Chefe do Cartório Eleitoral, Mário Claudino, a revisão biométrica consiste na convocação do eleitor para comprovar o seu domicilio e colher as impressões digitais e fotografia. O eleitor está obrigado a comparecer na revisão (com exceção daquele que já teve colhido os dados biométrico sob pena de ter o título cancelado).
REQUISITOS. Para o recadastramento biométrico o eleitor deve comparecer no Cartório Eleitoral (localizado na Rua Guimarães Rosa nos fundos da Câmara Municipal), onde somente o interessado pode fazer a solicitação da revisão eleitoral. Não é permitido solicitação através de procuração.
DOCUMENTOS. Para realizar o recadastramento biométrico são necessários os seguintes documentos: Documento de identifidade original, como:
- A) RG
- B) Certidão de Nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento
- C) Carteira de Trabalho e Previdência Social.
- D) Carteira emitida pelos órgãos criados por Lei Federal controladores do exercício profissional.
- E) Carteira Nacional de Habilitação, inclusive digital, e mesmo que transcorrido o prazo de sua validade.
- F) Passaporte desde que contenha todos os dados necessários à qualificação do requerente, inclusive a filiação.
– Comprovante de residência (original, digital ou cópia, em nome do eleitor emitido ou expedido nos 3 meses anteriores à data do atendimento.
– Na hipótese do eleitor residir com os pais ou outro familiar, deverá apresentar, juntamente com o comprovante de residência, documento que ateste a filiação ou parentesco.
Poderão ser aceitos: Contas de água, luz, gás, telefone, envelopes de correspondência, entre outros.
Observação: A pessoa travesti ou transexual pode requerer o registro no seu nome social no título eleitoral no mento do atendimento, assim como declarar sua identidade de gênero.
ATENDIMENTO. A partir de segunda-feira, dia 1ª de abril, o Cartório Eleitoral estará funcionando no período das 12:00 horas até às 19:00 horas. A expectativa é atender cerca de 200 eleitores por dia.
MUTIRÃO REGIONAL. Atendendo orientação do presidente do TRE, Gilberto Ferreira, a direção do Cartório Eleitoral vem definindo com as Prefeituras dos municípios de Moreira Sales, Rancho Alegre, e Quarto Centenário, o agendamento para que os eleitores daqueles municípios possam até o Cartório Eleitoral de Goioerê.
Assim, até o final de setembro a expectativa é que a movimentação seja intensa nos próximos meses junto ao Cartório Eleitoral para atender os mais de 35 mil eleitores que fazem parte do colégio eleitoral dos quatro municípios da Comarca de Goioerê.
Goioerê / Tribuna da Região / Juranda / Moreira Sales / Rancho Alegre do Oeste / Janiópolis / Boa Esperança / Quarto Centenário / Paraná / Biometria / Recadastramento / TRE