Mesmo antes de ser prefeito, quando ainda era vereador, Akio Abe tinha como uma de suas plataformas parlamentar, priorizar o processo de Regularização Fundiária que em Quarto Centenário contemplará cerca de 600 lotes urbano que se encontram em situação irregular, e, cujos proprietários não dispõem das escrituras.
O processo de Regularização Fundiária teve início em março de 2018 quando a Prefeitura de Quarto Centenário firmou a assinatura de convênio com a Cohapar em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Quarto Centenário com a presença de representantes da Cohapar, Câmara e da Prefeitura e com a empresa Formata, contratada pela Cohapar para executar o processo de regularização fundiária.
MAIS DE 600 LOTES. O processo envolve a regularização de 630 lotes. Sendo, 242 lotes no Jardim Moleiro, em Quarto Centenário; 192 lotes em Bandeirantes e 193 na comunidade da Jóia.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
ABANDONOU. Quatro meses depois de iniciado o processo, a empresa Formata abandonou os trabalhos. E até o momento, passados cerca de 3 anos, o processo continua paralisado, sem solução de continuidade apesar da mobilização dos proprietários de lotes, da Câmara Municipal e da própria Prefeitura.
Antes mesmo de ser eleito, o prefeito Akio Abe estava empenhado na retomada dos trabalhos de regularização fundiária.
E, como prefeito, em duas recentes estada na capital do Estado, manteve contato com a Cohapar solicitando a retomada do importante projeto.
RETOMADA. E nesta semana, o prefeito Akio acompanhado da esposa Aparecida Abe, secretária de Assistência Social, estiveram na sede da Cohapar em Curitiba onde se reuniram com Luis Raimundo Conti, diretor de Regularização Fundiária da Cohapar que afirmou que pretende retomar o projeto de regularização fundiária iniciada em Quarto Centenário em meados de 2018.
POPULAÇÃO COBRA. Para o prefeito Akio Abe, a retomada desse serviço atende um grande anseio da população que será beneficiada. “Estamos cobrando constantemente os órgãos competentes. O serviço será custeado pelo Fundo de Combate à Pobreza e o nosso município terá que fazer novamente o cadastro das pessoas até o dia 10 de outubro, que será o prazo final” – afirma Akio Abe, que retornou satisfeito da audiência na Cohapar.
APOIO. “A Regularização Fundiária vai abranger o Município de Quarto Centenário, e os distritos de Bandeirantes do Oeste e Jóia, e como se trata de um serviço social, estaremos dando todo suporte, e estamos confiantes que em breve os serviços de regularização fundiária em nosso município, sejam retomados para que as famílias beneficiadas tenham segurança jurídica, e, a valorização do seu patrimônio” – frisou a Secretária da Ação Social, Maria Aparecida Abe.