Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Reitor da UEM saiu entusiasmado da reunião que discutiu novos cursos para Goioerê

sexta-feira, 26 julho de 2019.

 “Queremos uma formação de excelência, aqui se pratica  a melhor agricultura do país” – afirmou o reitor Julio Damasceno ao comentar sobre a vinda dos novos cursos para Goioerê

Mesa composta por autoridades que conduziu a importante reunião

Das mais importantes a reunião realizada na noite de quinta-feira, 25, no auditório do Campus Regional da UEM de Goioerê, quando se discutiu a oferta de três novos cursos na área agrária para Goioerê. São eles: zootécnica, agronomia e engenharia agrícola.

O entusiasmo do reitor da UEM, Júlio Cesar Damasceno e do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha, animou as lideranças presentes na reunião, e o clima de confiança de que os cursos se tornem uma realidade é muito grande.

Lideranças presentes na reunião

PRESENÇAS. Foi uma reunião das mais representativas, contanto com 6 prefeitos: Pedro Coelho (Goioerê), Suely da Silva (Rancho Alegre), Zé do Caixão (Boa Esperança), Reinaldo Krachinski (Quarto Centenário), Rafael “Bolacha” (Moreira Sales) e Nilson Cardoso (Mariluz).

Presença também do deputado e secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, do assessor do governador Ratinho Junior, Betinho Lima, vereadores de Goioerê e municípios vizinhos, do presidente da Aprosoja/Pr, Marcio Bonesi, da Acig, Alexandre Cândido, produtores rurais e dos ex-prefeitos de Goioerê: Beto Costa, Fuad Kffuri e Vicente Okamoto.

Recepcionando as lideranças o diretor do CRG de Goioerê, Gilson Croscato que recebeu da UEM de Maringá, o reitor  Júlio Cesar Damasceno, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha e professores do departamento.

Durante o dia a comitiva da UEM visitou propriedades rurais e cooperaticas

VISITAS. A comitiva liderada pelo reitor Julio Damasceno chegou em Goioerê na tarde de quinta-feira, 25, quando realizaram diversas visitas em propriedades rurais, cooperativas, prefeitura conhecendo a estrutura de Goioerê que possa ser utilizada como suporte aos cursos na área agrária e fundamentar a proposta da oferta de cursos, a partir de uma vocação regional que está pautada no agronegócio.

O assessor do governador Ratinho Junior, o goioerense Betinho Lima juntamente com o diretor do CRG, Gilson Croscato e lideranças ruralistas acompanharam a visita, relatando o potencial regional neste segmento.

O prefeito Pedro Coelho com o reitor Julio Damasceno

FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA. O reitor Julio Damasceno, ao falar com a reportagem da Tribuna, afirmou que a UEM está preocupada em uma formação de excelência para seus alunos, e afirmou que “aqui se pratica a melhor agricultura do país” – enfatizando o ambiente favorável para a abertura de turmas em Goioerê dos cursos de zootécnica, agronomia e engenharia agrícola.

Em seu discurso, o reitor fez questão de ressaltar que todo movimento para trazer as turmas para Goioerê estava acontecendo devido a proximidade de Betinho Lima com o governador Ratinho Junior.

Damasceno ainda enfatizou que “encontramos um esforço concentrado e organizado e uma sinergia muito grande em Goioerê” – ressaltando que “hoje foi um dia de aprendizado e saio motivado mais ainda a trabalhar por essa região”.

O Reitor afirmou que “estamos tocados pela demonstração de respeito pela  UEM. Não posso garantir a vinda do curso agora, mas posso garantir que apóio e com muito otimismo esse projeto”. E, finalizou sua fala dizendo que é preciso pensar nos desafios que serão enfrentados. “A universidade não pode ficar fechada para si. A formação precisa estar conectada com o mundo real” – em uma menção a toda estrutura existente em Goioerê e que poderá ser usada pelos futuros alunos.

O assessor do governador, Ratinho Junior, o goioerense Betinho Lima vem acompanhando toda articulação para a vinda de novos cursos no CRG

ALTERNATIVAS DE APROVEITAMENTO. Já o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha também elogiou muito a estrutura existente em Goioerê. “Encontramos alternativas de aproveitamento em Goioerê e região. Alternativas próximas, a médio e longo prazo. Creio que a partir de agora a área agrária e o campus de Goioerê estarão sempre em contato”.

TRABALHO DE SEIS MESES. Ao usar da palavra, o assessor do governador Ratinho Junior, Betinho Lima, explicou que a reunião era fruto de uma trabalho que vinha sendo articulado há seis meses.

“A reunião de hoje é fruto de um trabalho de seis meses com a UEM, com a autorização do governador Ratinho Junior” – explicando que trata-se de um projeto consistente onde agora precisa do engajamento de toda sociedade e finalizou a fala dizendo ao reitor Julio que a responsabilidade dele “a partir de agora aumenta, porque aqui estão prefeitos, produtores, cooperativas, deputado e toda uma comunidade que anseia por estes cursos”.

O diretor do CRG, Gilson Croscato disse que os novos cursos são um anseio da comunidade

ANSEIO DA COMUNIDADE

Todas as autoridades presentes foram unânimes em dizer ao Reitor Julio Damasceno do anseio pelos novos cursos.

O prefeito Pedro Coelho enfatizou que a reunião “é uma mostra de que os três cursos de agrárias é um desejo da comunidade, e de que estamos no caminho certo.

O diretor do CRG, Gilson Croscato também disse que “a reunião demonstra os anseios da população para que o CRG continue crescendo” e apresentou uma pesquisa realizada com alunos, onde aponta o curso de agronomia como o segundo de maior interesse destes alunos.

O presidente da Acig, Alexandre Cândido também destacou que “hoje é um novo ciclo dessa indústria sem chaminé, estamos aqui para reivindicar. Nossa raiz é de pequenos e médios produtores. Precisamos fixar nossos filhos na propriedade, mas com técnicas e tecnologia para fomentar o agronegócio”.

Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador José Soares disse que “hoje estamos aqui para dizer que precisamos crescer”.

O deputado Márcio Nunes deu total apoio ao projeto

O projeto também recebeu o apoio do deputado Márcio Nunes que enfatizou que “a reunião fala por si só. As lideranças querem os novos cursos e estamos aqui para hipotecar apoio para vinda destes novos cursos”.

Márcio alertou para a necessidade do campus de Goioerê repensar a sua realidade, afirmando que os atuais cursos “estão desfalcados, com baixa adesão e correndo o risco de fechar. “Precisamos trazer cursos dentro de uma nova realidade”.

A prefeita de Rancho Alegre, Suely da Silva fez um pedido para o reitor: “olhe esse sonho regional como sendo o que vai transformar uma região inteira e a vida dessas pessoas”.

O reitor Julio Damasceno com os ex-prefeitos Vicente Okamoto e Fuad Kffuri, duas importantes lideranças para a criação e consolidação d o campus da UEM de Goioerê

PROPOSTA É ABRIR TURMAS. O que ficou claro na reunião é que existe um ambiente muito favorável para que o curso de agrárias, lotado no campus da UEM em Maringá, ofereça turmas no campus de Goioerê, conforme explicou à Tribuna, o Reitor Julio Damasceno.

Ele se mostra confiante de que isso aconteça, no entanto é prudente em afirmar que para isso é necessário o engajamento da sociedade e do próprio corpo docente do campus de Goioerê, e que nos próximos meses todas as propostas apresentadas serão avaliadas para que possam ser consolidadas.

VESTIBULAR DE VERÃO. Não se falou em prazos, mas nos bastidores da reunião, é de que as conversas estão bem encaminhadas e que a proposta é que as novas turmas já sejam ofertadas para o vestibular de verão que será aberto no final do ano.

As fotos abaixo são da reunião realizada no auditório do CRG.

 

Comentarios