Os primeiros resultados do movimento encampado por lideranças políticas da região em torno da emancipação do Campus Avançado do IFPR de Goioerê, começam a surgir.
Trata-se do apoio da Reitoria do IFPR, com sede em Curitiba, em favor da mobilização que vem sendo idealizada pelas lideranças de Goioerê e da Região em prol do Campus de Goioerê, que atualmente oferta cursos técnicos integrados ao ensino médio e técnico subsequente na modalidade presencial e a distância. A luta pela emancipação representará um grande avanço para educação regional, pois o campus de Goioerê gradativamente, passará por uma verticalização da educação, ofertando cursos superiores, especializações lato sensu, mestrados e doutorados. Além disso, terá mais autonomia administrativa e poderá ampliar sua estrutura física e seus recursos humanos, conforme previsão orçamentária da união.
LEVANTAMENTO. Como resultado das articulações políticas liderada pelo vice-prefeito Ernani Leite com apoio da Câmara Municipal de Goioerê, cidades vizinhas e lideranças Regionais, na próxima semana, o Campus Avançado do IFPR de Goioerê receberá a visita de um representante da Diretoria de Expansão e Regulação, vinculada a Pró-Reitoria de Planejamento, do IFPR, que tem a missão de levantar o potencial econômico e social de Goioerê e Região e identificar se o Campus terá demanda para futura ampliação no número de vagas e novos cursos ofertados.
De acordo com o Diretor do campus avançado Goioerê Carlos Furtado, “Precisamos comprovar junto ao MEC as demandas sociais e econômicas da Região, justificando assim, a necessidade do Campus Avançado deixar de ser uma extensão de Umuarama e se transformar em Campus Goioerê – IFPR “.
INICIATIVA. Conforme o diretor Carlos Furtado, com os dados que serão levantados, a Reitoria do IFPR poderá protocolar no Ministério da Educação o pedido de emancipação da unidade do IFPR em Goioerê.
A vice-governadora Cida Borguetti, assumiu compromisso junto ao vice-prefeito Ernani Leite em apoiar o movimento de emancipação do Campus Avançado de Goioerê, a partir do momento em que a Reitoria do IFPR protocolar junto ao MEC o pedido de emancipação do Campus Avançado de Goioerê.
EFEITO DA MOBILIZAÇÃO. Para o diretor do Campus Goioerê, Carlos Furtado, o Reitor é favorável a mobilização em torno da emancipação do Campus, pois esse movimento de diferentes segmentos para alcançar tal emancipação está surtindo seus primeiros resultados. A mobilização continuará junto aos prefeitos e demais lideranças políticas de toda região até que o objetivo proposto seja alcançado.
O Campus Avançado do IFPR de Goioerê poderá se emancipar e oferecer cursos superiores
O vice-prefeito Ernani Leite com o Diretor Geral do
Campus do IFPR de Umuarama, Alan Padilha e o
diretor do Campus de Goioerê, Carlos Furtado
mobilizados na emancipação do campus