Depois de permanecer fechado desde o início da pandemia do Covid-19, no dia 20 de março, o Restaurante Popular de Boa Esperança voltou a funcionar na última semana atendendo as orientações e protocolo da Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, utilizando álcool em gel, máscaras e manter distanciamento de no mínimo 1 metro e meio cada uma das pessoas que forem atendidas e sem apresentar sintomas como dor de cabeça, gripe e outros, conforme cita a coordenadora do Restaurante Popular, Cacilda Gasparelli.
A proposta do Restaurante Popular é atender pessoas cadastradas nos programas sociais do município através da Secretaria de Assistência Social e do Cras do município.
A refeição oferecida ao pelo simbólico de apenas R$ 1,00 é preparada com toda higiene, carinho e zelo da equipe do Restaurante Popular e sob a supervisão de uma nutricionista que elabora o cardápio que é alterado todos os dias, sem contar que é servido suco e frutas naturais.
E, praticamente todo o alimento utilizado no preparo das refeições é produzido no município pelos pequenos agricultores através do Programa Compra Direta adquirido pela Prefeitura, que através da Secretaria de Assistência Social mantem esse importante programa de caráter social e que coloca Boa Esperança na condição de um dos municípios a contar com Restaurante Popular, cuja refeição custa apenas R$ 1,00, preço que é mantido desde a sua instalação em princípio de 2013.
QUALIDADE. Um detalhe que o prefeito Zé do Caixão e a primeira dama e secretária de Assistência, Carla Santos, fazem questão de salientar é a qualidade, higiene e o zelo para que a refeição servida seja de alta qualidade o que é mantido desde a instalação do Restaurante Popular.
ATENDIMENTOS. A coordenadora do projeto Cacilda Gasparelli salienta que antes da pandemia, que fez com que o restaurante paralisasse suas atividades em 20 de março, diariamente cerca de 70 refeições eram servidas. E, Cacilda, atualmente com as pessoas saindo menos de casa em razão da pandemia, principalmente da zona rural, desde que foi reaberto na última semana, cerca de 40 refeições estão sendo servidas. Vale frisar que é servido apenas almoço às famílias cadastradas nos programas sociais e tenham a Carteirinha do Restaurante.