Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Resultado do Lira  aponta queda acentuada no índice de infestação do mosquito da dengue em Goioerê de 0,5%

sexta-feira, 20 agosto de 2021.

Resultado dos mais positivos foi do Levantamento de Infestação  da dengue (Lira) realizado nesta semana pela Secretaria de Saúde de Goioerê para monitorar a situação da dengue no município. O resultado mostrou uma queda acentuada no índice do foco do mosquito da dengue caindo de 3.2% para 0.5%.

Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão

A equipe da dengue tem realizado um excelente trabalho no combate à dengue em Goioerê

O Lira coletou amostrar em 441 residências. Os bairros onde foram encontrados criadouros do mosquito foram centro e Jardim Curitiba, sendo que os objetos com focos foram vasos de flores e baldes.

De acordo com o coordenador dos agentes da dengue, Willian Natan, o tempo frio e seco contribui para a queda dos focos do mosquito Aedes Aegypti, aliado ao forte trabalho de combate, com bloqueios nas ruas onde aparecem casos suspeitos, mutirões de limpeza em bairros e áreas críticas em um trabalho conjunto com uma fiscalização mais rígida.

Para continuar com um índice abaixo de 1%, que o tolerável pela OMS, a Secretaria de Saúde alerta a população para continuarem cuidando dos quintais, denunciando residências e terrenos com lixos e entulhos que possam acumular água, pois com a volta do calor o clima fica propício para a proliferação do mosquito.

Uma alerta especial que a Secretaria de Saúde faz, são  para as pessoas que coletam água em tambores e caixas d’agua ao nível do solo nos dias de seca. Estes locais devem ser lavados e sempre utilizar o cloro, pois os ovos do mosquito resistem  por cerca de 300 dias em um local seco, aguardando água para eclodirem.

E não esquecer que os agentes de combate a endemias são devidamente identificados por uniformes do município e crachá. Caso a população tenha dúvidas entrar em contato com a Secretária de Saúde.

RESULTADO DO LIRA POR BAIRRO
Localidade focos coletados positivo A . Aegypti positivo A. albopictus imoveis inspecionados indice do bairro
Jardim curitiba 2 1 67 1,50%
vila candeias 0 22 0%
Jardim primavera 0 27 0%
santa casa 0 70 0,00%
centro 1 1 85 1,00%
cristo rei 0 29 0%
morumbi 0 19 0%
cidade alta 0 16 0%
colina verde 0 26 0%
vila guaira 1 0 80 0,00%
TOTAL 4 2  0 441 0,50%
LOCAIS ONDE FORAM LOCALIZADOS FOCOS
criadouro focos encontrados positivo aedes positivo albopictos
vaso de flor 1 0 0
balde/frascos 4 2 0
Total 5 2 0