Na semana passada, a Secretaria de Agricultura de Goioerê e a Adapar de Goioerê realizaram uma reunião importante com a comunidade da Água Branca do Cascalho. O encontro teve como principal objetivo discutir a necessidade de implementação de práticas conservacionistas em propriedades rurais afetadas por processos erosivos que têm causado danos à estrada rural e a outras propriedades.
A reunião contou com a presença da Engenheira Agrônoma Losane Perotti, da Adapar, e dos técnicos da Secretaria de Agricultura. Mauro Maximiano e Eduardo Fogaça. A agrônoma Losani falou que a reunião foi motivada por uma denúncia do problema envolvendo a erosão e apresentou aos produtores as implicações que surgem quando práticas conservacionistas não são adotadas, incluindo a violação de legislações.
Já os técnicos da Secretaria de Agricultura, Mauro Maximiano e Eduardo Fogaça, falaram para os produtores que a Secretaria de Agricultura irá realizar a demarcação dos terraços. No entanto, ficou acordado que a contratação de máquinas para a execução das obras ficará sob a responsabilidade dos agricultores. Segundo eles, o parque de máquinas do município está direcionado para os trechos contemplados com os projetos de readequação de estradas rurais.
Os produtores terão um prazo para regularizar a situação, após a retirada da cultura do milho da safra de 2023 e antes do início do plantio da soja ou de qualquer outra lavoura para a safra de 2023/24.