A posição dos representantes da Educação (municipal e estadual) de que os alunos do Jardim Universitário terão que estudar na Escola da Vila Guaira, caso queiram usar o transporte escolar até aquela escola uma vez que para os demais não haverá o transporte, gerou descontentamento e preocupação por parte de pais e alunos e promete ter desdobramentos, conforme afirmou o presidente da Associação de Moradores, Amarildo Alves, que pretende se reunir com o prefeito Pedro Coelho na próxima semana.
A polêmica teve início quando a secretaria municipal de educação anunciou que os alunos do Jardim Universitário e das comunidades rurais da Flor do Oeste, Água Branca do Cascalho, Agrovila entre outras comunidades, que estão matriculados no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, e Ensino Médio (diurno), terão que estudar no Colégio da Vila Guaira para terem acesso ao transporte gratuito, o que desagradou dezenas de pais e alunos que estudam em outros colégios da cidade, como Premen I e Duque de Caxias. Quem optar por estudar nestas escolas terão que se deslocar por conta própria para estudar.
Outra situação esclarecida na reunião foi a de que os alunos das séries iniciais, ou seja do 1º ao 5º ano, das comunidades rurais que estão localizadas na região do Jardim Universitário, terão transporte gratuito até a Escola Liduina Primo, do Jardim Universitário.
Para resolver a polêmica que gerou essas informações, o presidente da Associação de Moradores, Amarildo Alves, convocou a reunião que aconteceu na noite de quarta-feira, 16, com as presenças da secretária municipal de Educação, Aline Suellen e do chefe do Núcleo Regional de Educação, Claudio Gomes além de representantes dos dois órgãos. Foi realizada num clima tenso, já que os pais não aceitaram as justificativas dadas pelos representantes da educação, de que os filhos terão que estar matriculados na Escola da Vila Guaira para utilizarem o transporte escolar.
Segundo a secretária Aline Suellen, a decisão atendeu normativa das esferas Estadual e Federal que regulamentam a Lei do transporte de estudantes do ensino fundamental e médio.
MÉDIO E MAGISTÉRIO. Conforme a secretária de Educação, Aline Suellen, os alunos do Jardim Universitário que estão cursando o Magistério e o Ensino Médio no Colégio Duque de Caxias no período noturno terão acesso ao transporte.
MOBILIZAÇÃO VAI CONTINUAR. A reunião terminou num clima de descontentamento por parte dos moradores do bairro em relação aos problema envolvendo o transporte dos estudantes.
Por sua vez, o presidente Amarildo assumiu compromisso com os moradores de continuar buscando uma solução para o problema, afirmando que vai se reunir com o prefeito Pedro Coelho. “Vamos até as últimas consequências para tentar resolver essa situação” – afirmou o presidente da Associação, Amarildo Alves.
As fotos são da reunião, que em muito momentos ficou tensa: os pais questionaram a decisão de restringir o transporte dos alunos apenas para a Escola da Vila Guaira