Na última segunda-feira, 13, durante uma emocionada sessão ordinária na Câmara Municipal, o vereador Walter Martis surpreendeu a todos ao anunciar sua renúncia ao cargo. No entanto, uma reviravolta inesperada na manhã desta quinta-feira, dia 16, pegou a todos de surpresa, e informações extraoficiais, dão conta de que o vereador decidiu desistir da renúncia e, ao invés disso, optar por se licenciar para tratamento de saúde.
O anúncio inicial de renúncia foi marcado por um discurso emocionado, no qual Walter Martis afirmou que “Estou tentando ir até o fim, mas confesso que não estou aguentando mais” – ao falar do processo que foi condenado e está recorrendo. Contudo, a decisão de desistir pegou a todos de surpresa, e a entrega da carta de renúncia, prometida para a terça-feira, dia 14, não ocorreu.
Informações extraoficiais indicam que a motivação para a desistência estaria relacionada, inicialmente, à votação do Impositivo na próxima sessão, marcada para segunda-feira, dia 20. Segundo fontes, o vereador teria receio de perder a oportunidade de distribuir recursos para as entidades às quais havia feito compromissos.
A mesma fonte destacou que, após a renúncia anunciada, o vereador compreendeu que, se a questão principal é a sua saúde, ele tem o direito de se afastar para tratamento, sem necessariamente perder o mandato. Diante desse impasse, a posição oficial de Walter Martnis é aguardada.
Caso o vereador desista realmente e posterioemtne pela a licença para tratamento de saúde, o cargo será assumido pelo suplente Joaquim da Ambulância.