O nome não é conhecido no meio cultural. No entanto, ao falar sobre seus projetos para a Secretaria de Cultura, Ricardo Martins, 32 anos, piloto profissional e agricultor, sabe exatamente aonde quer chegar e para o que veio.
“Não estou chegando despreparado. Venho para administrar a cultura. A partir de fevereiro começaremos a montar uma equipe para atender o público com força total, com cursos, eventos e projetos. Vamos fazer a cultura voar alto” – garante Ricardinho, explicando que começa a trabalhar com uma equipe reduzida, formada apenas pelos servidores efetivos, mas compromissados em dar continuidade às ações culturais. O primeiro trabalho será no final do mês, quando apresentará um número na abertura da Copa Sulamericana que acontece em Goioerê.
Ricardinho admite que assume a cultura em uma fase muito boa e garante que tem a missão de fazer com que ela se fortaleça ainda mais.
Segundo Ricardinho o planejamento semestral será implantado a partir do momento que os funcionários retornarem das férias. No entanto, já tem em mente o que irá acontecer no decorrer no ano.
AUTO DE NATAL. Além da reativação da Banda Municipal, que foi um compromisso do prefeito Pedro Coelho cuja primeira apresentação aconteceu na cerimônia de posse, Ricardinho diz que o Auto de Natal voltará a ser apresentado.
HISTÓRIA CONTADA. A Biblioteca também receberá uma atenção especial. Ricardinho afirma que com a parceria da Secretaria de Educação, irá movimentar a Biblioteca. “Precisamos fazer com que as crianças voltem a frequentar a biblioteca e para isso precisam ser despertadas para a leitura. Nossa intenção é que pelo menos uma vez por mês os alunos visitem a Biblioteca onde haverá o projeto “História Contada”, com esquetes, encenações ou apenas uma contação de história” – comenta o novo secretário de Cultura, que explica que iniciará pelos Cemeis até chegar a educação fundamental.
VIRADA CULTURAL. Uma das propostas do secretário de Cultura é aproveitar os talentos culturais de Goioerê, para que movimentos aconteçam com frequência em Goioerê, utilizando as praças como palco e até criando um ambiente para que isso ocorra.
Entre os eventos que pretende criar é a Virada Cultural, onde músicos de Goioerê se apresentariam, como em outras áreas, entre elas dança e teatro.
“Queremos fomentar a cultura, a partir dos talentos já existentes e para isso vamos cadastrá-los para que tenhamos um relacionamento mais próximo” – comenta Ricardinho que faz questão de dizer que outro foco é a base, ou seja, fazer com que surjam novos talentos a partir das oficinas e do próprio exemplo de quem já faz cultura promovendo a cultura.
FEMUG. Para o secretário de Cultura, o Festival de Música de Goioerê alcançou um nível muito alto e precisa continuar a ser realizado em Goioerê. A única mudança que fará é que irá incluir a categoria Municipal destinado a um público mais amador. Segundo Ricardinho, para chegar aos candidatos que vão participar do Femug na categoria Municipal, será realizado antes o Festival Municipal com a participação de candidatos de todos os bairros e os primeiros classificados participam da final que acontecerá juntamente com o Femug.
Tanto o Femug como a Virada Cultura e o Festival Municipal acontecerão no “Outubro Musical”, ou seja, no mês de outubro.
GOSPEL. Até o mês de março o secretário Ricardo Martins pretende realizar um Encontro Gospel, cuja ideia é que seja um show ao ar livre com a participação de grupos musicais das igrejas evangélicas e católicas.
CASA DA MEMÓRIA. Atenção especial receberá a Casa da Memória e a Associação dos Pioneiros, onde Ricardinho afirma que quer trabalhar em parceria com objetivo de difundir a história de Goioerê. Para Ricardinho a Casa da Memória tem um importante papel em Goioerê e assim que inaugurar irá apoiar projetos culturais naquele espaço.
EXPOGOIO E LEITÃO MATURADO. O secretário se reuniu com o presidente da Sociedade Rural, Fernando Nunes, onde ficou definido que a Cultura terá um palco próximo da praça de alimentação, onde haverá uma programação durante a ExpoGoio. Também haverá o show com pratas da casa no palco principal.
Da mesma forma, será montada uma programação cultural para a Festa do Leitão Maturado.
INTEGRAÇÃO. Todas as secretarias da administração irão trabalhar de forma integrada, como destaca o secretário Ricardo Martins. E nesse sentido a Cultura será uma das que mais intervenções terá, sempre levando cultura e entretenimento.
DIÁLOGO. Para que a comunidade possa se manifestar, Ricardo definirá um dia para que a população possa conversar com ele, onde ouvirá sugestões, reclamações, ideias com objetivo de monitorar o trabalho da Cultura. “Temos que trabalhar em sintonia com a população abrindo espaço para o diálogo” – comenta o secretário de Cultura.
Por fim, o secretário Ricardo Martins se mostrou muito confiante e desafiado a fazer cultura em Goioerê. Destacou que o prefeito Pedro Coelho é um apaixonado pela cultura e seu pedido a ele foi “faça a cultura acontecer”.
O secretário de Cultura Ricardo Martins com o vice-prefeito Ernani Leite e o prefeito Pedro Coelho