Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Rio Grande do Sul registra 1°C e geada em pleno janeiro

segunda-feira, 5 janeiro de 2026.

FOTOS DE NILSON WOLFF E ADÃO SAMIR EGER

O verão deu lugar ao frio intenso no Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira (5). Em um cenário totalmente fora do comum para o mês de janeiro, os termômetros despencaram para marcas próximas de 1°C, com registro de geada em diversas regiões do estado, surpreendendo moradores logo nas primeiras horas do dia.

Siga a Tribuna no WhatsApp

O frio atípico foi mais intenso em áreas de maior altitude, como os Campos de Cima da Serra, onde cidades registraram temperaturas típicas de inverno rigoroso. Municípios da Serra, da Metade Sul e do interior gaúcho amanheceram com marcas entre 3°C e 8°C, algo extremamente raro para o início do verão.

O frio intenso é resultado da chegada de uma forte massa de ar polar, que avançou sobre o estado no fim de semana. O sistema foi acompanhado por rajadas de vento que chegaram a 80 km/h, além de ressaca no litoral, reforçando a sensação de inverno fora de época. No domingo (4), o frio já havia dado sinais de força, com mínima de 2,4°C, novamente em São José dos Ausentes.

Durante a madrugada desta segunda-feira, a combinação de céu limpo, ar seco e ventos fracos favoreceu um resfriamento ainda mais acentuado em grande parte do território gaúcho. Até mesmo o Litoral Norte, onde o frio costuma ser mais ameno, registrou temperaturas baixas, com mínima de 12°C em Capão da Canoa.

(Leia matéria completa no site METSUL)