Na manhã desta segunda-feira, 29, o diretor da Sanepar, Hudson José, anunciou que rodízio de abastecimento de água em Goioerê começa na sexta-feira, 3. Segundo o diretor, a decisão se deve a uma onda de calor com temperaturas muito acima da média histórica para esta época do ano.
Segundo dados do Simepar, a onda de calor está prevista para aumentar ainda mais esta semana, com uma média de elevação de até 5°C na temperatura, principalmente em Goioerê. Associado a isso, a Sanepar tem registrado uma redução na vazão dos seus postos de captação de água, devido às altas temperaturas e ao aumento do consumo.
Para lidar com essa situação, a Sanepar implementará um sistema de rodízio no abastecimento de água a partir da próxima sexta-feira. O diretor Hudson José ressaltou a importância da colaboração da população nesse momento, destacando que pequenas mudanças nos hábitos podem fazer uma grande diferença.
Medidas simples, como reduzir o tempo do banho para cinco minutos e evitar lavar carros e calçadas, podem contribuir significativamente para a economia de água. José também enfatizou a importância de priorizar o consumo de água para necessidades essenciais, como higiene pessoal e consumo humano.
O calendário do rodízio será divulgado na tarde desta segunda, e estará disponível no site oficial da Sanepar. A empresa está empenhada em enfrentar essa situação de maneira responsável e consciente, buscando minimizar os impactos da escassez de água durante esse período de seca intensa e temperaturas elevadas.
Segundo o diretor, o rodízio inicialmente será da seguinte forma: a cada seis dias da semana com fornecimento e um dia 24 horas sem água. Ele argumenta que a decisão é necessária para superar esse momento de seca aguda e temperaturas elevadas e que a Sanepar está realizando uma série de manobra para evitar que haja colapso do sistema.