A Câmara de vereadores de Goioerê realizou na noite de quinta-feira, 5, a emocionante solenidade de entrega do Título Mérito Esportivo ao empresário, atleta e técnico da modalidade de karatê, Mario Ronei Bento.
Foi uma solenidade que foi marcada pela emoção do homenageado, que chorou muito e em sua fala deixou claro o que aquele momento era muito significativo em sua vida. “Nessa vida não adianta acumular bens e dinheiro. Isso se acaba. Essa homenagem em vida tem um valor que não consigo descrever, porque agora sei que o dia que eu for, meu nome estará registrado em algum lugar” declarou agradecendo ao vereador Abraão Isaque, autor da homenagem e que teve o apoio dos demais vereadores.
A sessão foi conduzida pelo vereador José Soares e contou com a presença dos vereadores Joaquim da Ambulância, José Soares, Patrik Peloi, Guilherme Dutra, Jacy da Silva, Abraão Isaque e do vice-prefeito Ernani Leite.
O vereador Abraão em sua fala lembrou que Ronei levou o nome de Goioerê ao mais alto pódium. “Não é para qualquer um, sair de Goioerê para ser técnico da seleção brasileira. Você nos orgulho de ser goioerense” – destacou o vereador.
HOMENAGEM AO PAI. Marcaram presença na homenagem, amigos, atletas, pais e a família, entre eles, o pioneiro Miguel Davi, pai de Ronei e que acabou sendo homenageado pelo filho Ronei que deu a medalha de ouro conquistada no campeonato brasileiro em agradecimento a tudo que ele fez por Ronei e o ter ajudado a ser quem é hoje e a chegar onde chegou. Ronei também lembrou da família, e agradeceu ao apoio. “Eles me aguantam e me apoiam e sem eles não chegaria onde cheguei. Neste ano de 2019 praticamente passei os finais de semana em competições. Só estive presente com minha família em apenas 9 finais de semana” – comentou destacando ainda os alunos e atletas com quem se aperfeiçoou na arte do karate.
HISTÓRIA ESPORTIVA DE RONEI BENTO
Mário Ronei Bento, nascido em Nova Rezende-MG, veio para Goioerê, com apenas 3 anos de idade, juntamente com seus pais, Miguel Davi e Maria Bueno. Com mais de 50 anos de Goioerê, constituiu família aqui. É casado com Maria Helena de Paula com que tem teve dois filhos: Mario Junior e Kamila Bento.
Desde cedo já era envolvido com o esporte. Sua primeira modalidade foi o basquete, onde com 14 anos foi contratado pela Prefeitura Municipal de Goioerê para ser monitor na inauguração do Centro Social Urbano. Fez parte do time da cidade e chegou até a Seleção Paranaense de Basquete.
No Atletismo, foi terceiro lugar paranaense na Marcha Atlética. Já como jogar do xadrez, conquistou quinto lugar nos Jogos Abertos do Paraná.
Mesmo tendo atuação forte no esporte, foi bancário na agência de Goioerê do Banestado por 13 anos. Mas ele sentia que ainda podia contribuir mais com o esporte. Foi então que em 1983, fez o convite para o Professor Álvaro Martins, que era de Curitiba mas atuava na Região de Moreira Sales, para trouxesse o Karatê para nossa cidade. Sendo assim podemos dizer que graças à intervenção do então atleta Mario Ronei, o Karatê chegou até Goioerê.
Mario Ronei, foi o primeiro aluno da turma de Karatê Shotokan, do Professor Álvaro, que eram ministradas no antigo Kaikan. A primeira equipe a treinar na época era composta por cerca de 40 alunos.
Descoberta a paixão pelo Karatê, Roneio, como é conhecido na cidade, foi cada vez mais se dedicando e se disciplinando. Foi por duas vezes campeão paranaense, quando a Entidade de Karatê era unificada, ou seja, competiam de igual para igual mais de 400 atletas em alto nível. Nessa época a sua graduação no Karatê era faixa verde.
Entre os anos de 1986 e 1987, casou-se e também assumiu oficialmente a modalidade de Karatê em Goioerê, por conta da saída do Professor Álvaro. Com isso tinha que ir semanalmente para Curitiba, treinar com o Professor Jonerí Henrique dos Santos, qual até hoje é seu mestre.
Ronei descreve que seu início como treinador foi bem difícil, já que com a saída do Professor Álvaro o antigo Clube kaikan não disponibilizou mais o espaço para treinamentos. Com isso o grupo se reunia nas ruas da cidade para praticar, mesmo em dias de chuva. Depois de algum tempo chegou a dividir espaço na casa da Cultura com o curso de corte e costura, até posteriormente conseguir dar início a Academia Águas Claras.
Sua Formação de Bacharel e Licenciatura em Educação Física foi completada em 2008, pela Universidade Paranaense – UNIPAR. Posteriormente fez especialização em psicomotricidade e também m Karatê Avançado.
No período como Treinador, ainda competiu por alguns anos, sendo duas vezes campeão brasileiro e uma vez campeão sulamericano. Tornou-se faixa preta em 1989. Desde quando ingressou como Professor de Karatê, já foi responsável pela formação de mais de três mil alunos, sendo 32 deles faixa preta. Dentre os maiores feitos dos atletas que ele treinou, destacam-se: Mais de 50 campeões paranaenses, mais de 20 campeões internacionais, 5 campeões pan-americanos e 2 campeões mundiais.
Recentemente foi convocado para ser treinador da Seleção Brasileira no Panamericano, realizado na Paraíba e do Mundial, realizado no Ceará. Nesse último mundial teve a honra de contar também com cinco atletas que são acompanhados por ele, como membros convocados da seleção. Entre mil e duzentos competidores de 32 países diferentes, quatro dos cinco atletas goioerenses estiveram no pódio, como medalhista entre os três melhores.
Vale destacar que a Confederação Brasileira de Karatê Educacional e Esportivo, da qual Ronei foi convocado como técnico, preza pelo Karatê de alto rendimento e segue à risca todas as regras do esporte olímpico.
Sua trajetória no Karatê não passa apenas como Atleta e Treinador. Mario Ronei já ocupou todos os cargos dentro da modalidade. Membro da Federação de Arbitragem, Presidente da Federação, Diretor Técnico e também Diretor de Arbitragem do Paraná.
Atualmente atua como Professor, Treinador, Consultor de Professores no Paraná e está no nível 6 de faixa preta, ou como é conhecido no esporte, o Sexto Dan.