Publicidade
Publicidade

Notícias / Variedades Saiba como o pilates pode te ajudar a relaxar e aliviar o stress

quinta-feira, 7 maio de 2020.

Fisioterapeuta Gustavo Pinheiro Urbano atende com aulas de pilates no Instituto Urbano

Com a pandemia do coronavírus e as tensões das medidas restritivas, entre elas o isolamento social, a orientação para não visitar amigos e não receber visitas, além da própria tensão que o novo vírus tem provocado, desencadeando um stress emocional em muitas pessoas.

Se está difícil  lidar com o stress, sente cansaço o dia inteiro e sofre com dores na coluna e cabeça, descubra como o pilates pode ajudar a relaxar e proporcionar qualidade de vida.

Unir corpo e mente em busca do equilíbrio: esse é o principal objetivo do método. Por meio de exercícios específicos e da respiração controlada, o pilates ajuda a diminuir a tensão, aumenta a concentração e fortalece a musculatura.

Como o pilates fortalece a musculatura postural e estabilizadora, principalmente da região lombar, ele ajuda a combater dores nas costas, má postura e problemas nas articulações, além de aumentar a flexibilidade. Apesar de não ser como uma atividade física aeróbica, ele também garante perda calórica, aumenta o metabolismo e a massa muscular, ajudando a manter o peso ideal.

O método promove também a consciência corporal, o controle da respiração e o foco em si mesmo, gerando o equilíbrio da mente e do corpo. Dessa forma, tanto a ansiedade no relacionamento interpessoal como o stress diminuirão.

Como o pilates ajuda a relaxar?

A resposta é simples: os exercícios físicos combinados com a respiração profunda, lenta e ritmada diminuem a produção de cortisol, um hormônio produzido pelo organismo para aumentar a concentração — e que, em alto nível, gera estresse e todos os seus sintomas negativos como dor de cabeça, problemas gastrointestinais, fadiga, aumento da pressão arterial, alteração no libido, insônia, depressão, síndrome do pânico, entre outros.

Assim, com a prática do pilates é possível baixar o nível de cortisol e sentir a leve e gostosa sensação de relaxamento e bem-estar. Os sintomas são instantâneos e podem ser percebidos logo após a primeira aula. Para que seja duradouro, recomenda-se a prática do pilates de 2 a 3 vezes por semana. Agora que você já sabe por que o pilates ajuda a relaxar e conhece todos os benefícios que ele pode oferecer ao seu corpo e mente,

Que tal começar a praticá-lo? Reserve um tempo para você, cuide da sua saúde e garanta mais qualidade de vida no seu dia a dia.

O fisioterapeuta Gustavo Urbano trabalha com pilates no Instituto Urbano. Faça uma visita e conheça mais sobre os benefícios do pilates.

 

Marque um horário no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591 e conheça todos os procedimentos.

Acompanhe as colunas do Instituto Urbano acessando o link: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano