As fotos da matéria são dos alunos da Escola Adventista de Goioerê em suas aulas remotas, que foram muito bem assimiladas pelos alunos e pais. A Rede Adventista, que antes da pandemia vinha se adaptando a essa nova realidade da tecnologia a favor da educação, estava preparada e o resultado são alunos com excelente rendimento escolar
A pandemia do novo Coronavírus forçou as instituições educacionais a revolucionarem a forma de ensino e aprendizagem. Neste cenário complexo, a Educação Adventista contou com uma vantagem. Antes da suspensão das aulas presenciais, já existia um projeto em andamento, de tornar o ensino mais tecnológico.
Alexandre Dutra, gerente de didáticos da editora Casa Publicadora Brasileira, que é a instituição responsável pelo fornecimento de materiais para uso da Educação Adventista, explica como foi desenvolvida a plataforma digital que supriu a demanda de aulas à distância para todo o Brasil.
Só no Paraná, o site conta com 29.984 alunos cadastrados. Uma plataforma de ensino completa, que soma mais de quatro milhões de aulas catalogadas, atividades, provas, e na opinião da advogada Sandra Metzker, mãe de Raissa, que cursa o 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Adventista Pinhais, está sendo fundamental para a evolução da filha no período do isolamento.
Ela relembra da rapidez com que o colégio da filha se adaptou à nova realidade educacional. “Lembro que, aqui em Curitiba, as aulas foram suspensas no dia 20 de março, uma sexta-feira. Na segunda-feira, 23 de março, a escola já estava organizada com atividades para as crianças”, destaca. O desenvolvimento de Raissa chamou a atenção da família e dos amigos depois que a mãe postou na internet uma cartinha para o Papai Noel, escrita pela filha com letra cursiva.
Segundo Aline Siqueira, mãe de Sara, que estuda no Pré 5 anos e Matheus do 1° ano, ambos estudantes do Colégio Curitibano Adventista Bom Retiro, após receber o treinamento para usar a plataforma, havia chegado a parte mais desafiadora do processo. “Transformamos a nossa casa a ponto de criar uma mini sala de aula para que eles pudessem entender que naquele momento eles estavam na escola. Não foi fácil, mas hoje, colhemos os frutos de eles estarem lendo”, comemora. Ela conta que a rapidez de acesso, a orientadora e as professoras da escola facilitaram a nova dinâmica educacional dos filhos.
Da sala de aula física para a digital
O suporte da escola, em consonância com o sistema de ensino inovador, lançado no dia 19 de março, possibilitou que pais e alunos fossem preparados para os desafios desse ano letivo. Tudo isso, graças às equipes pedagógicas que já estavam recebendo treinamento e suporte para facilitar a transição do ensino presencial para o virtual.
De acordo com a diretora pedagógica da Rede de Ensino Adventista do Sul do Brasil, Anilce Littke, o processo começou bem antes da pandemia, em 2018, quando o Grupo de Estudos Pedagógicos da Educação Adventista – GEPEA, considerou que era necessidade de todos os professores uma formação em Metodologias Ativas, utilizando linguagens próprias dos alunos como ferramentas de aprendizagem.
Faça-nos uma visita e conheça mais sobre nossos diferenciais. A Escola Adventista está localizada na a rua Libertadores da América, 101, no Jardim Lindóia. Contato: (44) 3838-1083. Faça sua matrícula no link abaixo:
Conheça a Rede educacional adventista
Com mais de 120 anos de existência, a Educação Adventista se consolidou como uma das maiores redes educacionais do mundo, presente em 165 países, com um contingente de mais de 2 milhões de alunos. No Brasil ela é representada por cerca de 512 unidades escolares e destas, 31 estão no Paraná. A rede também conta com 15 colégios em regime de internato, sendo que sete deles oferecem desde a Educação Básica ao Ensino Superior. Além da qualidade pedagógica, o ensino é pautado em valores cristãos que contemplam a formação integral do aluno, desenvolvendo harmoniosamente os aspectos físicos, mentais, socioafetivos e espirituais. Traga seu filho (a) para conhecer uma de nossas unidades e faça parte dessa história de sucesso.