Uma das formas de colocar mais dinheiro para circular em meio à crise da pandemia foi a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Assim, a expectativa é que seja feito a partir do dia 25 de março.
A antecipação do 13º estava prevista para os meses de agosto e setembro de 2020, mas acabou sendo adiado e deve ocorrer no início de 2021. Houve especulação de que o dinheiro seria liberado em fevereiro, mas não houve tempo para aprovar a proposta de orçamento e fechar a folha de pagamento.
Porém, segundo publicado pelo jornal Agora São Paulo, a expectativa é de que a antecipação ocorra já no fim do mês de março, quando os primeiros segurados começam a receber.
A publicação entrevistou o presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical), João Inocentini, que garantiu que o pedido de antecipação dos valores da primeira parcela do 13º salário do INSS foi confirmada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Os aposentados e pensionistas tiveram um aumento no valor que recebem mensalmente no início de 2021. Foi um reajuste de 5,45%, o que elevou o teto do INSS de R$ 6.101,06 para R$ 6.433,57.
14º salário
Está em tramitação no Congresso Nacional o projeto do senador Paulo Paim, que cria o pagamento do 14º salário no fim do ano, para atender a esses 30 milhões de beneficiários do INSS que ficarão sem o 13º, que será antecipado.