Se não houver redução no consumo será necessário intercalar o fornecimento de água para poder atender a demanda
A Sanepar alerta a população de Goioerê para economizar água e não descarta a possiblidade de implantação de rodízio no sistema de abastecimento de água para os próximos dias. Se não houver apoio da população em reduzir o consumo em torno de 20%, será inevitável a adoção da medida de fornecer a água de forma alternada.
Com as novas ondas de seca, o principal poço e com maior capacidade de produção, perfurado na região de Jaracatiá, teve sua vazão reduzida em 50%. Além do volume reduzido de chuvas nas áreas de recarga desse poço, pelo menos outros três poços foram perfurados na mesma região para outros usos (industrial, comercial e agrícola), reduzindo consequentemente ainda mais a disponibilidade de água para o abastecimento público. Os outros quatro poços e a mina, que completam o abastecimento, também estão com o volume de água abaixo da vazão normal.
A Sanepar adotou medidas emergenciais para complementar o abastecimento, como manobras no sistema e o transporte de água por meio de caminhões-pipa, e estuda outras alternativas para mitigar os efeitos da redução das vazões. Porém, para que as medidas surtam efeito é preciso a colaboração de todos em reduzir o consumo de água.
A demanda média diária de produção do sistema é de seis milhões de litros de água por dia. Atualmente, a produção dos poços e da mina totaliza cinco milhões de litros/dia. O déficit entre a produção e a demanda de água da cidade chega a quase 17%, mesmo com o auxílio diário dos caminhões-pipa.
NOVO POÇO – No cronograma de investimentos da Sanepar foi previsto e perfurado mais um poço para contribuir com o abastecimento da cidade. As obras para a interligação dessa unidade ao sistema existente estão em fase de licitação. Será necessária a implantação de uma adutora de 5,6 quilômetros, com diâmetro de 200 milímetros, que vai transportar a água a água até o Centro de Reservação da cidade.
USO RACIONAL – O alerta da Sanepar é para que a população faça uso racional da água, priorizando a utilização para a alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.
DICAS E ORIENTAÇÕES PARA ECONOMIA DE ÁGUA:
DIMINUIR O TEMPO DE BANHO – Para um chuveiro, de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.
ESCOVAR OS DENTES E FAZER A BARBA – Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta em torno de13 litros de água. Se abrir o mínimo a torneira, podem ser economizados cerca de 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação. Não faça a barba durante o banho. Lembre-se de que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.
VASO SANITÁRIO – As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês são 480 litros de economia.
LAVAR LOUÇA – O ideal é acumular a louça. Por exemplo, empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1.800 litros que deixam de ir pelo ralo.
LAVAR CARRO E CALÇADAS, NEM PENSAR! – Utilize a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.
VAZAMENTOS – Fique atento e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a gata 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia. Em um mês são 600 litros de água desperdiçados.
Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.