A comunidade dos bairros Cristo Rey, Bela Vista e Tropical começaram a semana com uma notícia que aguardavam desde 2019. O gerente da Regional Noroeste da Sanepar, Sergio Portela, juntamente com a gerente regional de Campo Mourão, Araceli Stela e o gerente de projetos e obras, Marcelo Dias, se reuniram com o prefeito Betinho Lima e os vereadores Patrik Peloi e Luci Alvino, na manhã desta segunda-feira, 29, quando anunciaram a antecipação, em 3 anos, da execução das obras no Conjunto Cristo Rey, envolvendo a construção de elevatória e rede de esgoto, resolvendo um problema que os moradores enfrentam desde 2019 com as fossas sépticas, que pela baixa profundidade, fazem com que os dejetos voltem para os ralos, pias, tanques e banheiros.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
O anúncio foi muito comemorado pelo prefeito Betinho Lima que lembrou que as tratavivas com a Sanepar, visando resolver este problema, começaram no inicio de fevereiro, quando pela 1ª vez se reuniu com o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, em Cuitiba, quando expos o problema e solicitou que priorizasse a construção da elevatória e da rede de esgoto para resolver um antigo problema que atinge parte dos moradores dos bairros Cristo Rey, Bela Vista e Jardim Tropical.
O gerente Sergio Portela fez questão de enfatizar que a obra estava prevista, no Plano de Obras da Sanepar, para ser executada no ano de 2026, mas que devido ao trabalho de sensibilização do prefeito e dos vereadores, mostrando a sua necessidade, a Sanepar priorizou e antecipou o prazo de 2026 para 2022.
“É muito dificil conseguir a antecipação de uma obra no cronograma. Mas devido a capacidade da gestão municipal em negociar este problema, a Sanepar executará a obra que terá um investimento estimado em torno de R$ 4 milhões na construção da elevatória e da rede de esgoto que atenderá aos três bairros, além do novo bairro que está surgindo, o Conjunto Itália, que fica localizado entre os três” – anunciou Sergio Portla.
O gerente de projeto, Marcelo Dias, relatou que deu a ordem para licitar o projeto na sexta-feira, 26, explicando que em até 6 meses deverá ser assinada a ordem de serviço, adiantando a construção em 3 anos. Marcelo explicou que todo investimento será da Sanepar e o município fará a doação de um terreno no Cristo Rey onde será construída a elevatória.
O prefeito ressaltou seu compromisso em chegar ao final de seu mandato com cerca de 90% da cidade com rede de esgoto. “iniciamos nossa gestão com 55% da cidade com rede de esgoto. Atualmente estamos com 65% com a amplicação realizada no Conjunto Águas Claras, Jardim Primavera e Morumbi. Estamos trabalhando em parceria com a Sanepar para que em nossa gestão a Sanepar consiga amplia a rede de esgoto para 90%” – disse o prefeito, explicando que o anuncio dos investimento do Cristo Rey permitirá organizar o bairro e valorizá-lo.