Intervenção no poço de Jaracatiá começa na segunda (2) e segue até quarta (4); empresa orienta uso racional da água
Moradores de diversos bairros de Goioerê devem ficar atentos: a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realizará, entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4), uma obra programada no poço 7, em Jaracatiá, que exigirá manobras no sistema de abastecimento, com suspensão temporária do fornecimento de água em alguns períodos do dia.
No período diurno, a partir das 7h30, entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4), os bairros jardins Colina Verde e Colina Verde III, Porto das Águas, Cidade Alta, jardins Canadá, Europa e Morumbi terão o abastecimento suspenso. O retorno do abastecimento está previsto para às 19h.
No período noturno, a partir das 19h30 será a vez dos bairros Santa Casa, Vitória Régia, Santa Mônica, Jardim Primavera e Jardim Galiléia. Para estes locais o retorno do abastecimento está previsto para às 7h do dia seguinte.
A intervenção prevê a instalação de um novo conjunto motobomba mais moderno, medida que integra o planejamento de investimentos da Sanepar para reforçar a segurança hídrica e operacional do município, garantindo maior estabilidade no abastecimento diante do crescimento da cidade e das mudanças no regime de chuvas.
“Desde 2024, a Sanepar tem realizado obras para ampliar e manter o abastecimento de água em Goioerê, buscando se antecipar a eventos climáticos como secas severas, por exemplo. E esta obra integra o conjunto de ações para manter a segurança hídrica no município, explica a gerente regional em exercício, Grazielly Carvalho da Silva.
Atualmente, a cidade é abastecida por cinco poços que produzem 6,8 milhões de litros de água por dia. Com a nova estrutura que está sendo executada, a produção pode chegar a 7,1 milhões de litros de água.
OBRA – Para instalar o novo conjunto motobomba e as conexões necessárias para interligar ao sistema existente, será necessário paralisar temporariamente a produção do poço 7. Com isso, haverá uma redução de 2 milhões de litros no sistema de abastecimento da cidade. Para amenizar os efeitos dessa redução, a Sanepar está adotando o complemento do abastecimento por meio de quatro caminhões-pipa, que vão se revezar para injetar mais água ao sistema de distribuição, e uma manobra restritiva para garantir o acesso à água para todos.
ORIENTAÇÃO – Para minimizar o impacto da obra nestes três dias, a contribuição da população é essencial, com o uso racional da água. Nesse período, é fundamental o uso da água, priorizando atividades como consumo humano e higiene pessoal. Atividades como lavar carros, calçadas, rega de plantas e limpeza pesada devem ser adiadas.
















