Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Sanepar fará obra em Goioerê e alguns bairros terão rodízio de água na próxima semana

quinta-feira, 29 janeiro de 2026.

Intervenção no poço de Jaracatiá começa na segunda (2) e segue até quarta (4); empresa orienta uso racional da água

Moradores de diversos bairros de Goioerê devem ficar atentos: a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realizará, entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4), uma obra programada no poço 7, em Jaracatiá, que exigirá manobras no sistema de abastecimento, com suspensão temporária do fornecimento de água em alguns períodos do dia.

Siga a Tribuna no WhatsApp

No período diurno, a partir das 7h30, entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4), os bairros jardins Colina Verde e Colina Verde III, Porto das Águas, Cidade Alta, jardins Canadá, Europa e Morumbi terão o abastecimento suspenso. O retorno do abastecimento está previsto para às 19h.

No período noturno, a partir das 19h30 será a vez dos bairros Santa Casa, Vitória Régia, Santa Mônica, Jardim Primavera e Jardim Galiléia. Para estes locais o retorno do abastecimento está previsto para às 7h do dia seguinte.

A intervenção prevê a instalação de um novo conjunto motobomba mais moderno, medida que integra o planejamento de investimentos da Sanepar para reforçar a segurança hídrica e operacional do município, garantindo maior estabilidade no abastecimento diante do crescimento da cidade e das mudanças no regime de chuvas.

“Desde 2024, a Sanepar tem realizado obras para ampliar e manter o abastecimento de água em Goioerê, buscando se antecipar a eventos climáticos como secas severas, por exemplo. E esta obra integra o conjunto de ações para manter a segurança hídrica no município, explica a gerente regional em exercício, Grazielly Carvalho da Silva.

Atualmente, a cidade é abastecida por cinco poços que produzem 6,8 milhões de litros de água por dia. Com a nova estrutura que está sendo executada, a produção pode chegar a 7,1 milhões de litros de água.

OBRA – Para instalar o novo conjunto motobomba e as conexões necessárias para interligar ao sistema existente, será necessário paralisar temporariamente a produção do poço 7. Com isso, haverá uma redução de 2 milhões de litros no sistema de abastecimento da cidade. Para amenizar os efeitos dessa redução, a Sanepar está adotando o complemento do abastecimento por meio de quatro caminhões-pipa, que vão se revezar para injetar mais água ao sistema de distribuição, e uma manobra restritiva para garantir o acesso à água para todos.

ORIENTAÇÃO – Para minimizar o impacto da obra nestes três dias, a contribuição da população é essencial, com o uso racional da água. Nesse período, é fundamental o uso da água, priorizando atividades como consumo humano e higiene pessoal. Atividades como lavar carros, calçadas, rega de plantas e limpeza pesada devem ser adiadas.