Dentro da proposta de enfrentamento do coronavírus e, visando oferecer suporte aos pacientes com sintomas do Covid-19 e a prevenção para frear a contaminação, o Hospital Santa Casa de Goioerê criou uma unidade de contingencia do coronavírus, como primeira ação para receber suspeitos e casos confirmados, bem como alencar, orientações para os profissionais quanto às medidas de prevenção e controle adotadas durante a assistência aos pacientes suspeitos e visando melhor atender os pacientes e resguardar os cuidados e a segurança dos profissionais.
Para isso, o Plano de Contingenciamento ao Covid-19 da Santa Casa de Goioerê foi instalado nas antigas instalações da Secretaria de Saúde do município que foi cedida para a Santa Casa utilizar para receber os pacientes com sintomas do Coronavírus, conforme salienta o Provedor da Santa Casa, Gerson de Brito, que destaca que a proposta é resguardar não apenas as centenas de pacientes que são atendidos diariamente no Pronto Atendimento.
E, dessa forma, toda e qualquer pessoa suspeita é recebida na recepção do P.A ou na própria ambulância e de pronto, diagnosticar qualquer sintoma do Coronavírus o paciente é imediatamente encaminhado para a Unidade de Contingencia do Coronavírus sem ter acesso ao P.A, evitando assim qualquer tipo de contato do paciente suspeito com os demais pacientes que buscam atendimento no Pronto Atendimento da Santa Casa.
ESTRUTA FISICA. No que tange à estrutura física, a direção da Santa Casa tão logo recebeu da Prefeitura a cessão de uso e da antiga Secretaria Municipal de Saúde localizada anexa à Santa Casa, realizou as necessárias adequações para melhor receber pacientes com sintomas do coronavírus.
A adequação do local envolveu as instalações de consultório médico, composto por 12 leitos, sendo dois isolamento.
Conta com uma equipe de quatro médicos e seis enfermeiros que atende 24 horas no Setor de Contingencia ao Covid-19, conforme cita o Provedor Gerson de Brito, que enaltece o apoio dos profissionais que estão à frente naquela importante unidade voltada exclusivamente para o atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus.
APOIO. O Provedor Gerson de Brito faz questão de destacar e enaltecer o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Goioerê (ACiG) que liberou equipamentos e materiais avaliados em cerca de R$ 12 mil para atender a unidade do Setor de Contingência ao Covid-19.