Nessa semana prefeitos de diversos municípios da região participaram de importante reunião realizada em Goioerê com o Provedor da Santa Casa, Gerson de Brito, para discutir convênios com as Prefeituras.
A proposta é melhorar e ampliar o atendimento, permitindo aos usuários do sistema de saúde, exames e cirurgias através de procedimentos de média e alta complexidade realizados pela Santa Casa de Goioerê, que passa a assumir as gestões dos contratos de prestadores de serviços do SUS.
A reunião, realizada na Prefeitura de Goioerê, contou com as presenças dos prefeitos Pedro Coelho (Goioerê), Angela Kraus (Farol), Zé do Caixão (Boa Esperança), Rafael Bolacha (Moreira Sales), Reinaldo Krachinski (Quarto Centenário), e, Ismael Desanoski (Janiópolis).
Além do tema Gestão Plena, a reunião tratou da apresentação do relatório gerencial e contrato regional entre as Prefeituras e a Santa Casa de Goioerê, cuja proposta dos diretores é transformá-la em Santa Casa Regional, tendo na oportunidade apresentada aos prefeitos propostas de ampliar os repasses das Prefeituras para a Santa Casa.
REUNIÃO SEXTA. Nesta sexta-feira, 17, o secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Nardi estará em Campo Mourão, para fazer o Selo Bronze na Tutoria da 11ª Regional de Saúde. Na oportunidade, os prefeitos que estarão presentes, vão tentar uma audiência com o secretário, para conversar sobre proposta de transformar a Santa Casa de Goioerê em Santa Casa Regional com apoio das Prefeituras da região.
HOSPSUS. Outro assunto que querem tratar com o secretário de Estada, e o aumento do valor do convênio do Hospsus com a Santa Casa de Goioerê, voltada ao atendimento na área de ortopedia. Há cerca de seis anos a Secretaria de Estado da Saúde repassa mensalmente para a Santa Casa o valor de R$ 55 mil.
A proposta é que o repasse seja ampliado para R$ 110 mil, e, com isso haverá condições da Santa Casa ampliar o atendimento de baixa e média complexidade na área de ortopedia. A expectativa é que a clínica de ortopedia, que atualmente funciona na Santa Casa, seja transferida em breve para as novas instalações da UPA 24 Horas, que se encontra em fase final de construção e tem proposta de se transformar em um centro de especialidades.
Para a próxima semana, está sendo articulada audiência dos prefeitos da região com a governadora Cida Borghetti para tratar do assunto envolvendo a Santa Casa de Goioerê.