Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 18, a secretária de Saúde de Goioerê, Regina Cruz, reuniu lideranças de diversos segmentos para discutir estratégias de combate à dengue no município.
MUTIRÃO DE LIMPEZA. A principal delas será o mutirão de limpeza que ocorrerá em toda cidade a partir de janeiro, quando a Prefeitura retornar do recesso de final de ano. A proposta do Mutirão é mobilizar os moradores dos bairros e fazer um cronograma junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Viação e Obras para que todo lixo que estiver nos terrenos baldios e nas residências possam ser recolhidos.
Participaram da reunião, presidentes de bairros, Conselho Municipal da Saúde, vereadores, vigilância sanitária, Secretarias de Meio Ambiente, Viação e Obras e Saúde. A secretária Regina, coordenou a reunião e destacou que o Paraná entrou em alerta contra a dengue e que os municípios deverão traçar estratégias de combate ao mosquito da dengue.
TESTES RÁPIDOS. “Goioerê não está em estado de epidemia da dengue, mas está com sinal de alerta já que na região existem vários casos de dengue” – comentou, ressaltando que o Prefeito Pedro Coelho entendeu a importância da prevenção, e autorizou a aquisição de testes rápidos de dengue para que possam ser realizados em situações emergenciais, como forma de fazer o bloqueio o quanto antes na região onde surgirem casos positivos”.
PANFLETOS. Ações de conscientização, através da distribuição de panfletos e adesivos para carro, estarão acontecendo em Goioerê. As igrejas também estarão alertando nos cultos e missas sobre a importância da limpeza dos quintais, eliminando os possíveis criadouros do mosquito da dengue.