“Já estamos vivendo o momento de escolhas” – foi a declaração da Dra Evelyn Quintana, médica responsável pela enfermaria covid do Hospital Santa Casa de Goioerê, na live que os profissionais da saúde do Hospital juntamente com o prefeito Betinho Lima, realizaram na manhã desta-segunda, 1º de março.
A cada dia que passa a situação envolvendo a saúde pública de Goioerê é de verdadeiro colapso. A situação grave em que a saúde do município se encontra foi colocada pelo prefeito Betinho Lima durante na live realizada diretamente da Santa Casa com a participação do do vice-prefeito, o médico Dr. Adilson Pessoa Corpa, do Provedor da Santa Casa, Ademir Lima, do diretor clínico, Dr. Ivan Garcia, da secretária de Saúde, Gabriela Martins, do médico Dr. Eder Abelha Flavia, Chefe da UTI da Santa Casa, e da médica Dra. Evelyn Quintana, chefe da enfermaria Covid.
“O caos se instalou e o colapso chegou em Goioerê” – disse o vice-prefeito Dr. Adilson Corpa, ao falar do quadro desesperador em que se encontra a saúde de Goioerê. Não existe vagas na UTI e nem na Enfermaria Covid que está com todos os leitos ocupados, com dezenas de pessoas aguardando vaga e sem expectativa de ser atendido.
FALTA INSUMOS. Outra preocupação extrema que a saúde de Goioerê vive foi colocada pela Dra Evelyn Quintana, que anunciou que a Santa Casa de Goioerê não tem mais medicamentos e nem oxigênio para dar alta para os pacientes, pois não poderão mais levar para continuar o tratamento em casa.
Conforme detalhou o Provedor de Santa Casa, Ademir de Lima, atualmente a Santa Casa está com falta de medicamentos e oxigênio. “Estamos a beira do colapso. Não temo sonde colocar pacientes. Neste momento precisamos agir com a razão e não ser omisso” – enfatizando que em Goioerê a falta dos insumos (medicamentos e oxigênio) não por falta de dinheiro, mas porque os fornecedores não estão entregando os insumos” – afirmou o Provedor da Santa Casa.
Já o médico Dr. Eder Abelha Flavia, Chefe da UTI da Santa Casa, fez questão de enfatizar que “Estamos todos trabalhando no limite. Temos que olhar para o próximo e colocar a mão na consciência” – desabafou.
E todos que usaram da palavra na live foram inânimes em enumerar a situação de extrema gravidade em que o colapso da saúde de Goioerê está enfrentando.
BETINHO APELA. “Diante da situação de total colapso de nossa saúde só nos resta é pedir consciência e responsabilidade a nossa população para que respeitem os protocolos de enfrentamento do Covid: evitem aglomerações, usem máscaras e álcool em gel e só saem de casa quando for extremamente necessário” – apelou o prefeito Betinho Lima com a voz embargada.
O prefeito vive momento de grande aflição diante do colapso em que a saúde de Goioerê se encontra e pouco pode ser feito se a população não colabora.
“Zelar pela vida das pessoas é nossa missão. Eu prefiro tomar uma decisão errada do que ser criticado pela omissão” – e mais a frente enfatizou que “hoje não é o dinheiro que salva vidas. Sem bom senso e sem conscientização, a saúde não vai aguentar” – desabafou o prefeito.