Um grupo da equipe médica do programa Expedição Cirúrgica, que no mês de junho estará em Goioerê realizado um mutirão de cirurgias, de baixa e média complexidade nas áreas ginecológicas e gastroenterologia, gratuito, estará em Goioerê nos dias 19, 20 e 21 da próxima semana, para realizar os exames nas pessoas que se cadastrarem para serem contempladas com as cirurgias.
AGENDAMENTO. Desde a última semana, a Secretaria Municipal de Saúde está realizado o agendamento das pessoas interessadas, bastando levar o cartão SUS. O agendamento está acontecendo diariamente na Secretaria de Saúde, e até ontem, terça-feira cerca de 60 pessoas tinham se cadastrado. Segundo o secretário de Saúde, Antonio Sestak, a expectativa da equipe que estará em Goioerê é atender cerca de 300 pacientes, que vão passar por exames e selecionar os pacientes que vão realizar a cirurgia.
A equipe será formada por 8 profissionais da área médica que trará para Goioerê modernos equipamentos para exames de ultrassonografias além de exames complementares para os diagnósticos dos pacientes.
SINTOMAS. Devem realizar o agendamento pessoas com queixas de sangramento anormal, dispareunia (do à penetração), dor pélvica crônica, alterações intestinais associadas ao ciclo menstrual, infertilidade (dificuldade para engravidar), queixa de incontinência urinária, prolapso vaginal, e pacientes com pedra na vesícula e hérnias.
TRIAGEM. A equipe médica atenderá na Unidade de Saúde da Vila Guaira, que oferece as condições solicitadas pela equipe. O horário de atendimento será: Dia 19 (sexta-feira) das 9 às 13 horas, e, das 14 às 19 horas; Dia 20 (sábado) das 7 às 13 horas, e, das 14 às 19 horas; Dia 21 (domingo) das 7 às 13 horas. A expectativa é que atendam 136 pacientes na área ginecológica e 156 pacientes para gastro.
EQUIPE MÉDICA. As cirurgias que acontecerão no mês de junho contará com cerca de 50 profissionais da área médica da mais alta qualidade, entre eles professores da USP e uma médica que virá dos Estados Unidos, 7 anestesistas, e residentes do curso de medicina da USP, totalizando uma equipe de 50 profissionais. Serão 4 equipes cirúrgicas trabalhando simultaneamente, quando deverão ser realizadas cerca de 50 cirurgias em três dias, e o restante dos dias serão para acompanhamento dos pacientes que terão um tratamento totalmente gratuito.
Segunda-feira foi movimentada a procura de agendamento na secretaria de saúde