A sessão ordinária da Câmara Municipal de Goioerê de segunda-feira, 3, teve como destaque a presença da Secretária de Assistência Social, Simone Coelho que usando da Tribuna Livre explanou as ações que são desenvolvidas por aquela importante pasta.
Conforme destacou a secretaria Simone Coelho, os principais trabalhos da Secretaria envolve o Centro de Referência em Assistência Social onde cerca de 650 pessoas são atendidas mensalmente com atendimento no Cadastro Único que envolve todos os programas sociais existente na Secretaria, entre outros como Bolsa Família, cadastro do Programa Leite para Todos ( que atende crianças de 6 meses a 3 anos de idade), entre outros.
A secretária citou ainda o atendimento através dos CRAS, que atende famílias de baixa renda per apta de até 477,00. Também citou atendimento a pessoas que apresenta deficiência ou doença comprovada que o incapacita a trabalhar, assim como idosos com 65 anos ou mais que nunca contribuiu com o INSS.
Outros programas pontuados pela secretária Simone Coelho: passe livre intermunicipal e interestadual para deficientes e idoso com renda de até 2 salários; expedição de carteirinha para idoso; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, que tem como proposta fortalecer as relações familiares e comunitárias; Projeto Criança Feliz destinados a gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Outro importante programa citado é o Programa Integral de Atenção às Famílias (PAIF) que consiste no trabalho social com famílias de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Ainda estão sob a coordenação da Assistência Social: CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) que atende mensalmente cerca de 120 pessoas com atendimento social, psicólogo, e, advocacia; Conselho Tutelar que recebe atenção e apoio da Secretária de Assistência Social.
Além destes programas e projetos, a Secretaria desenvolve ainda outras ações em âmbito social, voltados a melhoria das condições de vida das famílias de risco social, todos segundo Simone, com total apoio e atenção da Administração municipal.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. Outro importante projeto que está sendo coordenado pela Assistência Social, com apoio da Cohapar, é o Projeto de Regularização Fundiária, que, segundo Simone Coelho vai beneficiar 750 famílias que vão receber as escrituras de seus lotes. As família beneficiadas são: Jaracatiá, 350; Vila Nossa Senhora das Candeias 271 famílias; Jardim Galiléia, 145 famílias. Uma conquista, que segundo Simone, teve total empenho do prefeito Pedro Coelho junto ao Governo do Estado.
IMIGRANTES. Outro assunto acordado pela secretária Simone Coelho foi em relação ao programa de interiorização dos refugiados venezuelanos acolhidos pela Aldeia SOS de Goioerê com o apoio da administração.
Simone relembrou que no mês de agosto chegaram em Goioerê 61 imigrantes, entre adultos e crianças, e, que no mês de novembro mais 27 refugiados, totalizando 83 venezuelanos acolhidos em Goioerê, muitos deles, cerca de 21, segundo Simone, estão trabalhando e já deixaram a Aldeia SOS. Simone Coelho fez questão de destacar a receptividade da comunidade goioerense em relação a chegada dos venezuelanos.
MORADIAS. Com relação ao programa de habitação popular, a secretária Simone afirmou que o prefeito Pedro Coelho tem se empenhado juntos aos Governo Estadual e Federal, com objetivo de conseguir recursos para construção de moradias para famílias de baixa renda e que vivem em risco social.
VEREADORES ELOGIARAM. Todos os vereadores presentes destacaram a importante explanação da Secretária de Assistência Socias, Simone Coelho que detalhou todas as atividades desenvolvidas por aquela pasta assim como respondeu todos os questionamentos dos vereadores.