Trata-se de um projeto importante que vai atender ex-alunos do Projeto Cidadão do Futuro
Com o objetivo de dar continuidade ao atendimento no sistema contra-turno escolar para aqueles alunos que atingem a idade de corte de matrícula no Projeto Cidadãos do Futuro, a Secretaria Municipal de Educação criou o programa “Aluno Colaborador”. Trata-se de um projeto de extensão de modo a proporcionar aos alunos na faixa etária à partir dos 13 anos idade e que são ex alunos do Projeto Cidadãos do Futuro, atendimento educacional de acordo com a dinâmica da instituição.
COLABORAÇÃO. Assim será oportunizado aos alunos fora da faixa etária de atendimento prioritário do Projeto Cidadãos do Futuro e que estejam regularmente matriculados na Rede Estadual de Ensino, para colaborarem como voluntários em atividades diárias ofertadas naquela instituição, fortalecendo o aprendizado e a autonomia bem como a formação para a cidadania e cooperativismo.
Para início do programa forma abertas 10 vagas, onde os alunos interessados puderam realizar suas inscrições, preenchendo um termo de responsabilidade juntamente com seu responsável legal com ciência do Conselho Tutelar, CMDCA e CRAS.
A ideia é que o aluno que vá atuar como colaborador continue realizando as atividades ofertadas no Projeto Cidadãos do Futuro, mas que dedique uma parte deste tempo no auxilio dos professores durante as oficinas com os demais alunos e assim possam adquirir um maior senso de responsabilidade e comprometimento com a dinâmica da instituição.
Os alunos colaboradores estão identificados através de um colete diferenciado e atuam a todo o momento sob a responsabilidade e acompanhamento dos professores bem como direção do Projeto Cidadãos do Futuro.
Projeto Aluno Colaborador, Antes de iniciado, foi apresentado para representantes dos setores envolvidos com o atendimento a atenção às crianças e adolescentes e na ocasião a Secretária de Educação Alice Miyashita fez a explicação de toda a rotina desta nova e importante ação.
Ela explicou que os alunos definidos como colaboradores estarão sob constante acompanhamento, receberão capacitação sobre temas importantes, deverão ainda apresentar relatório pedagógico da instituição educacional onde estão matriculados para comprovação de frequência e desempenho bem como serão avaliados mensalmente pela direção do Projeto Cidadãos do Futuro sobre a participação e envolvimento na rotina da instituição.
CERTIFICAÇÃO. Da mesma forma haverá um acompanhamento periódico junto a sua família de maneira a se avaliar o impacto dessa rotina na vida diária fora do espaço escolar e assim, ao final do ano letivo, os alunos receberão certificação por sua atuação como colaboradores.
Alice esclarece que Quarto Centenário é exemplo quando se trata em oferta de atividades diversificadas para crianças na faixa etária entre 6 a 12 anos mas que é fato que quando os alunos concluem a primeira etapa do ensino fundamental, momento em que estão na transição entre a infância e adolescência, os elos de ligação junto ao projeto ficam enfraquecidos e que o programa foi criando justamente para que o contato seja mantido e que os adolescentes continuem tendo espaço dedicado ao seu atendimento e atenção em consonância com a rotina escolar.
ATENDIMENTO ESPECIAL. “Estamos iniciando esse programa com um pequeno número de alunos, mas a intenção é ampliar essa oferta de forma a atender o maior número de adolescentes possível, afinal faz parte da nossa obrigação a oferta de atendimento especial para adolescentes de forma a envolvê-los em atividades que tragam crescimento e desenvolvimento ao mesmo tempo em que os mantenham longe de todo e qualquer tipo de risco” – finaliza a secretária Alice Miyashita.