A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná publicou nesta quinta-feira (29/10) o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS), que vai selecionar professores temporários para darem aulas em 2021. A novidade neste ano é a aplicação de uma prova de conhecimento da área em que o professor se inscreveu e pretende dar aula.
Serão 4.000 vagas a serem contratadas ao longo do período de vigência do processo seletivo, divididas entre os 32 núcleos regionais de educação, com possibilidade de ampliação de acordo com a necessidade de substituição na Rede Estadual de Educação.
As inscrições para participar do PSS começam no próximo dia 06 e vão até o dia 23 de novembro por este SITE . Aplicação das provas objetivas 13/12/2020
Continuarão a fazer parte do processo seletivo a prova de títulos e o tempo de serviço – mesmos critérios utilizados em anos anteriores. Não haverá a prova de redação e banca como originalmente planejado. A decisão pela não utilização destes formatos de avaliação foi tomada após ampla discussão com os professores
As vagas são para professor: até 40 (quarenta) horas semanais, e, professor pedagogo: 20 (vinte) horas ou 40 (quarenta) horas semanais.
As provas objetivas serão aplicadas simultaneamente nos municípios sede do Núcleo Regional de
Educação (NRE), quais sejam: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cornélio Procópio,
Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti,
Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Loanda, Paranaguá, Paranavaí, Pato
Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.
As vagas disponibilizadas neste Edital possuem caráter transitório, oriundas da falta de servidores
decorrente de aposentadoria, demissão, exoneração, falecimento, afastamento para capacitação e licenças
legalmente concedidas.
Para participar os candidatos deverão pagar taxa que varia de R$ 60,00 (para uma disciplina) a R$ 105,00 (para duas disciplinas).