A Secretária de Saúde de Goioerê, Gabriela Martins, conforme havia comunicado, participou da sessão da Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira, 28, atendendo convocação do vereador Fabio Plaza para que pudesse esclarecer questionamentos dos vereadores sobre a saúde no município.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Gabriela começou explicando sobre os questionamentos do vereador Marcio Lacerda em relação a falta de alguns medicamentos na Farmácia Básica do município e a falta de atendimento odontólogico nas UBS.
Segundo Gabriela a situação vivenciada em Goioerê em relação a falta de alguns remédios não é uma realidade exclusiva da cidade. De acordo com a Secretária, as 398 cidades representadas pelo Consórcio responsável pela aquisição de medicamentos e que são distribuidos aos municípios, também enfrentam a mesma dificuldade.
A secretária afirmou que este não é um problema provocado pelo município, mas pelas empresas que não tem os remédios ou não querem vender por causa do preço que está oscilando muito, e não estão participando das dispensas de licitações realizadas pelo município de Goioerê.
“A falta de medicamentos não significa que é falta de recursos. Em 2021 Goioerê distribuiu 3 milhões e 900 mil unidades de remédio e investiu mais de R$ 671 mil na compra de medicamentos. Somente nos três primeiros meses deste ano foram investidos mais de R$ 174 mil e distribuidos mais de 980 unidades de medicamentos para a população” – frisou Gabriela Martins.
Segundo a secretária, houve uma sobrecarga na saúde básica nesta nova pandemia, onde a população que positivou para o covid teve sintomas leves e com isso aumentou consideravelmente o uso de medicamentos fornecido pela Fármacia Básica.
“Em 2021 a pandemia causou a falta de insumos nas UTIs porque os casos eram mais graves, e em 2022 foram muito mais casos positivos em Goioerê, no entando, foram leves e a saúde pública que forneceu esses medicamentos. Não foi por falta de planejamento de nossa equipe, mas por uma demanda provocada pela pandemia que afetou até mesmo os fornecedores” – explicou.
Gabriela apresentou um relatório onde comprovou que em 2021 foram vários pregões para compra de medicamentos que deram fracassados, ou seja, as empresas não participaram. Em outra a empresa que ganhou a licitação, não forneceu os produtos. Segudo ela, somente depois de aguardar todas as etapas que a Lei exige foi possível encerrar o contrato para então fazer uma nova licitação.
Ela ainda explicou que o próprio Consórcio está enfrentado dificuldades com os fornecedores que justificam a falta de entrega dos medicamentos pela falta de insumo no mercado.
ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO. Outro questionamento do vereador Marcio Lacerda, seria sobre a falta de atendimento odontólogico nas UBS por falta de resina e sugador. A Secretária Gabriela esclareceu que os atendimentos nunca foram interrompidos, mas racionados até que a Prefeitura conseguisse adquirir os insumos.
Segundo a Secretária de Saúde, de setembro a dezembro de 2021 foram atendidos nos consultórios odontólogicos das UBS de Goioerê 3.042 pacientes. Gabriela ainda esclareceu que o processo para aquisição da resina e sugador vem acontecendo anteriormente a live, onde o vereador Marcio Lacerda afirmou na sessão da Câmara que a Prefeitura somente fez a dispensa de licitação por causa da cobrança realizada durante a live.
VAI QUESTIONAR. O vereador Fabio Plaza pediu esclarecimentos para a secretária sobre a afirmação do vereador Marcio Lacerda de que uma pessoa do Consórcio teria lhe informado que não deveria estar faltando medicamentos em Goioerê, contradizendo a fala dela de que o Consórcio não está conseguindo distribuir os medicamentos os municípios.
Gabriela respondeu que a Secretaria de Saúde extraiu a parte da fala do vereador onde cita essa informação e questionará o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, sobre quem forneceu essa informação e porque teria dito algo que não é verdade, e assim que receber os esclarecimentos, repassará ao vereador.
PEDIATRA. O vereador Fabio Plaza ainda perguntou sobre os atendimentos dos médicos pediatras. A Secretária explicou que este é uma problema que se arrasta há anos e que a gestão do prefeito Betinho Lima vem tentado resolver.
Ela explicou que foi contratado um novo pediatra, de Umuarama, que atenderá em Goioerê três vezes na semana dando suporte aos dois pediatras do município que atendem em todas as UBS.
AGENDAMENTO DE CONSULTAS. O vereador Helton Maia ainda indagou à secretária se há algum projeto para diminuir as filas para consultas nas UBS. Segundo Gabriela, sua equipe estará visitando algumas cidades bucando uma estratégia para implantar em Goioerê. Ela explicou que o agendamento não deu certo porque a população, principalmente de mais idade, prefere ficar na fila esperando pela consulta, mesmo que seu horário esteja agendado.
CENTRO DE ESPECIALIDADES. A maioria dos vereadores elogiaram a inauguraão do Centro de Especialidades ocorrido no último sábado em Goioerê. O vereador Patrik Peloi perguntou para a Secretária sobre o número de pacientes que se deslocam para fora e que passarão a ser atendidos pelo Centro de Especialidades.
Gabriela Martins disse que diariamente cerca de 100 pacientes se deslocam para fora para realizarem consultas com especialistas e que apesar de não ter feito ainda um levantamento, 90% destes pacientes deverão ser atendidos no Centro de Especialidades, que além de pacientes de Goioerê receberá de toda a região.
PORTAS ABERTAS. A secretária de saúde, Gabriela Martins disse aos vereadores que todas a maioria das informações solicitadas por eles são repassadas nas audiências públicas de prestação de contas, mas que poucos vereadores participam da audiência. A secretária encerrou sua fala dizendo que as portas da secretaria estão abertas para receber os vereadores quando precisarem de qualquer informação.