Ao completar os primeiros 30 dias à frente da Secretaria Municipal de Saúde a secretária Mônica Olivo fala sobre o trabalho naquela importante Secretaria onde ela destaca as principais medidas dotadas buscando melhorar o atendimento à população na área de saúde. Entre eles: aumento de consultas, contratações de novos profissionais; mutirão de exame; colocas em dia a agenda de exames, que, segundo a Mônica, não tem lógica tanta demora na realização de exames. Uma importante medida adotada foi em relação aos contatos direto com os pacientes avisando a data do atendimento.
A secretária de Saúde faz questão de destacar o apoio do prefeito Pedro Coelho e o comprometimento da equipe de funcionários da Secretaria.
A entrevista com a Secretária de Saúde Mônica Olivo:
1 – Quando foi convidada pelo prefeito Pedro Coelho para assumir a Secretaria de Saúde, o que veio em mente de imediato, fala um fator positivo e um negativo quando pensou aceitar o desafio?
Primeiramente pensei: Desafio! E na sequência imaginei o que eu poderia contribuir para melhorar a saúde do município em que nasci e permaneci durante toda a minha infância e parte da juventude? Como fator positivo e essencial foi a relação transparente, honesta do Prefeito Pedro Coelho e a demonstração de que tudo que possa ser feito em melhoria para a população deverá ser feito, porém dentro dos parâmetros da legalidade. Como fator negativo, sinceramente, sendo uma pessoa otimista e acreditando que todos que atuam na gestão querem ver a cidade melhorar, não enxerguei pontos negativos, mas pontos a serem priorizados e tratados de maneira prioritária para acalentar a população e reduzir o sofrimento de alguns.
2 – Ao assumir a Secretaria, o que foi detectado de imediato na gestão interna, que achou que não seria o correto e que providenciou mudanças?
Percebi que algumas pessoas estavam extremamente sobrecarregadas. E, em conjunto, reestruturamos as ações que cada responsável deveria cumprir. Com isso, o trabalho permaneceu descentralizado, porém com total hierarquia, autonomia direcionada, proporcionando um ganho de tempo para humanizar o atendimento que chega até a secretaria, agilizando toda a nossa prestação de serviço. E permitindo que a população tenha acesso direto comigo quando sentir essa necessidade.
3 – Uma das principais reclamações da população é a fila de espera, seja no atendimento, em exames e cirurgias, quais medidas já adotou ou que pretende implantar?
Estamos trabalhando para regularizar todas essas situações. Em relação às filas de espera, estamos tentando aumentar as consultas médicas, mais contratações se necessário e incluir avaliações das enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde para que cada caso seja analisado, acabar totalmente com a fila é complicado falar, porque temos muitas morbidades e a tendência é aumentar devido a faixa etária da população. Mas a resolutividade dos médicos e de toda equipe das UBS fará total diferença para essa diminuição.
Em relação aos exames, iniciamos ontem um mutirão para tentarmos colocar essa situação em dia. Não tem lógica tanta demora para a realização de exames considerados básicos. Nossa equipe, com total apoio do Prefeito Pedro Coelho, tem ligado e avisado diretamente as pessoas sobre quando deverá comparecer no laboratório. Estamos fazendo em media 100 pessoas por dia, separados pelas UBS com maior demanda, acreditamos que em 20 dias no máximo tudo estará resolvido e essa fila de espera não voltará a acontecer.
As cirurgias, estamos conseguindo agendar poucas pelo Cisconcam (Consórcio Municipal), e estamos em processo de contratação com nosso prestador de serviço – Santa Casa da Misericórdia Maria Antonieta, assim que todos entrarmos em consenso, municípios da Microrregião e Santa Casa, voltaremos a manter o fluxo cirúrgico adequado. E estamos também em processo de contratação direta com um cirurgião geral, caso o contrato de prestador de serviço demore além do esperado.
4 – O paciente que faz exame geralmente no período da manhã, tem que voltar a tarde ou no outro dia para buscar o resultado, e muitas vezes o munícipe mora em bairro distante, distrito e zona rural. Qual seria a proposta para minimizar este transtorno?
Essa é uma questão ja resolvida. Já definimos junto ao Laboratório Bioclínico com a Dra Iara, que cada paciente poderá pegar seu exame na UBS mais próxima da sua residência. Esta sendo gerada uma senha para cada Enfermeira, sendo para acesso online aos exames realizados na sua população. E esses serão impressos no local. As senhas ficando prontas já na segunda estaremos repassando para os responsáveis.
5 – Mônica, você tem carta branca do prefeito Pedro Coelho na secretaria para implantar as devidas mudanças de acordo com seu pensamento?
Sim. O Prefeito Pedro Coelho deu autonomia total para que a Secretaria de Saúde não poupasse esforços para o bem da população. Lógico que dependemos de fundo de gestão, termos responsabilidade sobre essa gerência financeira e priorizar o que deva ser priorizado. Sempre mantendo os princípios do SUS: Universalização, Equidade e Integralidade.
6 – Para encerrar Mônica, daqui a um ano, por exemplo, ou no ano de 2019, a Saúde de Goioerê estará diferente do que era a Saúde de 2017? A população vai sentir a sensação de melhoras?
Tenho muitas expectativas sobre a melhoria em geral. Sabendo que o fortalecimento da Atenção Básica é papel fundamental para que possamos perceber melhora. Quero a população satisfeita, assim como o Prefeito Pedro Coelho. Tenho uma equipe maravilhosa, tecnicamente capacitada na excelência. Temos apoio. Temos muitas pessoas que torcem a favor, então, com todos esses elementos e amor ao próximo, vontade trabalhar, vontade fazer a diferença e oportunidade de aprimorar seu lado humanitário e se colocar no lugar do outro, eu acho impossível não haver melhoras.