Desde que assumiu a direção da Saúde, um dos grandes desafios que o secretário Antonio Sestak vem enfrentando são as reclamações dos usuários do sistema público de saúde. Inicialmente foi com a falta de médicos que causou quase um caos, e agora com as filas que estão se formando de madrugada nas Unidades de Saúde, além da demora para consultas com especialistas.
E para aproximar ainda mais a Saúde da população e tentar resolver as principais reclamações além de fazer um controle maior do atendimento feito à população, a Secretaria de Saúde, através do trabalho da Ouvidoria da Saúde vai ouvir as reclamações e as necessidades da população. Para isso será instalada urna que percorrerá as Unidades de Saúde da cidade. O primeiro bairro a receber a urna foi Jardim Universitário. E nesta semana está na Vila Guaíra. Na sequencia estará nos seguintes bairros; Jardim Tropical, Vila Candeias, Jaracatiá, no Posto Central e Bairro Santa Casa. Permanecerá uma semana em casa bairro.
OUVIDORIA COM EQUIPE DA SAÚDE: Buscar uma solução para as reclamações dos usuários foi o tema da reunião que ocorreu nesta semana pela Ouvidora de Saúde, Tatiane Dutra que se reuniu com a equipe da Saúde. E, entre os assuntos buscou identificar as dificuldades dos funcionários no trabalho assim como explicar a função da ouvidoria, tirando dúvidas dos servidores.
A Ouvidora, informou a equipe da Secretaria de Saúde do trabalho que será realizado com a urna que percorrerá os bairros, de segunda a sexta, sendo recolhida no último dia da semana. “A urna percorrerá todos os bairros, ficando os cinco dias da semana, sendo feito um rodízio, para que os moradores possam fazer reclamações, críticas e sugestões” – alertou a ouvidora Tatiane.
Segundo Tatiane, a Ouvidoria é o setor responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados por determinado órgão. No entanto, orienta o usuário do SUS que antes de registrar uma queixa, deve buscar soluções na Unidade Básica de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições vinculadas no Sistema Único de Saúde. Caso não obtenha sucesso, o passo seguinte será entrar em contato com a Ouvidoria de Saúde do Município através do telefone (44) 3909-3022, que atende de segunda a sexta-feira na Secretaria Municipal de Saúde, com horário de atendimento das 7:30 às 12 horas, e, das 13 às 17 horas.
O secretário de Saúde, Antonio Sestak quer ouvir a população sobre a saúde pública
A ouvidora Tatiane Dutra na reunião
com a equipe da Saúde
O secretário Antonio Sestak participou da reunião e da dinâmica realizada