O Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goioerê, Paulo Koike, esteve em Curitiba na última semana, onde foi buscar soluções quanto ao destino de resíduos sólidos de construção civil já que este é um problema em Goioerê.
Na Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba, reuniu-se com o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis onde debateram desafios, estratégias e possíveis soluções para resíduos de construção civil, galhadas de podas urbanas e coleta seletiva de lixo doméstico.
Reuniu-se também com os proprietários da empresa Soliforte Industrial, Marco Losi Guembarovski e Eduardo Sell Dyminski que possuem uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil com licença ambiental. Na visita que realizou na usina, conheceu o funcionamento, os produtos obtidos, sua aplicabilidade e noção de valores. Também visitou uma “carreta usina móvel” que compõe-se de um alimentador, um britador de mandíbula com capacidade de 80 ton/hora, uma transportadora de correia com eletroímã para retirada e separação de ferros do resíduo, movida a diesel ou energia elétrica e estabilizadores hidráulicos.
Conheceu também uma “carreta de peneiramento móvel” que é composta por 04 esteiras que separam os resíduos por granulometria, caixa de mistura, movida a diesel ou energia elétrica e estabilizadores hidráulicos.
Ambos os projetos são da UFPR (Universidade Federal do Paraná), financiado em parte pelo BNDES com usufruto para empresa Soliforte.
O Secretário Paulo Koike destaca que o “conhecimento aprofundado e experiências de sucesso auxiliam no debate de possíveis soluções para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do nosso município” – justificando que este é uma proposta do Prefeito Betinho Lima.