Durante a estada na manhã dessa quarta-feira, 12, em Goioerê, o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, foi recepcionado por lideranças ruralistas e política, entre elas os prefeitos Reinaldo Krachinski, Pedro Coelho e Suely da Silva.
A presença do secretário Ortigara foi a convite do assessor especial do governador, Betinho Lima, sob a coordenação do presidente da Sociedade Rural, Fernando Nunes, do presidente do Sindicato Rural, Sérgio Fortis, e do presidente da Aprosoja, Márcio Bonesi.
O secretário foi recepcionado na Casa do Criador, no Parque de Exposições, onde realizou importante palestra quando salientou que a safra de grãos 2019/2020, com uma produção de 41 milhões de toneladas superou todas as expectativas, alcançando mais de 5 milhões de toneladas a safra anterior.
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, mesmo passando por períodos de estiagem prolongada, jamais vista no estado em muitos anos, o resultado da safra de grãos do Paraná é considerada surpreendente, tanto em volume como em valor de venda. Os produtores se beneficiaram do aumento das cotações do dólar, já que a maioria dos produtos cultivados no Paraná, são commodities.
PALESTRAS. O secretário Ortigara falou sobre o vazio sanitário, Programa Descomplica Rural e “Programa Campo Limpo”.
PEDRAS IRREGULAR. Durante a sua presença na Casa do Criador, Norberto Ortigara, juntamente com Betinho Lima, anunciaram a liberação de um trecho de 10 quilômetros com pedras irregular, que, segundo Betinho Lima, vai atender o trecho ligando a Aldeia SOS na rodovia Goioerê/Rancho Alegre e ao Aeroporto numa extensão de 3 quilômetros que vai receber calçamento com pedras irregular. Também o trecho ligando a Associação Bradesco até a Vila Rural Candeias.
Ainda conforme Betinho Lima, também o trecho de cerca de 2 quilômetros interligando o Jardim Universitário até onde está parado o calçamento com pedra irregular ligando à Vila Rural Flor do Oeste.