Através de intermediação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, um grupo de 10 goioerenses seguiu na manhã desta terça-feira, 5, para a colheita da maça na cidade catarinense de Urupema contratados pela empresa Agrícola Fraiburgo, uma mais maiores produtoras de maçã do Brasil.
Durante os próximos dois meses, ou até um pouco mais, os goioerenses vão permanecer na colheita da maçã no município de Urupema.
O salário é de R$ 1,300 mensal (com registro em carteira) além de horas extras (uma hora e meia por dia) além de sábado as 7:00 às 16:30 horas percebendo 50% pago pelas horas extras e, no domingo (não é obrigatório trabalhar) é pago 100% no valor da hora extra. O refeitório com refeição é por conta da empresa.
A maioria dos goioerenses que estão seguindo para a colheita da maçã, já conhecem o trabalho. É o caso do “seu” Expedito Miguel da Silva (62 anos) que há cerca de 20 anos trabalha na colheita da maçã em Santa Catarina. E, segundo ele, durante os pouco mais de dois meses que lá permanece é possível obter uma renda liquida de até R$ 6 mil durante o período em que lá permanece no trabalho.