Pela segunda vez, em pouco mais de um mese, a população de Janiópolis vai às ruas para denunciar a falta de comprometimento dos agentes públicos – Prefeitura e Câmara – que ao longo dos anos colocaram o município de Janiópolis numa situação de quase abandono. Será segunda-feira, 29.
A revolta da população se deve a posição do prefeito Ismael Desanoski e da Câmara Municipal que resultou no fechamento do Hospital Municipal depois de mais de 40 anos em funcionamento, sob alegação de gastos excessivos e a falta de recursos por parte da Prefeitura para manter a estrutura daquela unidade hospitalar.
E, foi a partir daí que a população se manifestou contra o fechamento do hospital, bem como passou a denunciar os salários abusivos do prefeito e dos vereadores, um dos maiores de toda a região, para um município que, segundo o prefeito e os vereadores, enfrenta gravíssimos problemas financeiros para manter os serviços essenciais como a saúde.
ABAIXO-ASSINADO. A partir daí, a mobilização da população se voltou no sentido de que seja reduzido os salários, não só dos vereadores como também do prefeito. A posição da população ficou registrado no abaixo-assinado em apoio a um Projeto de Lei em que defende a redução dos salários do vereadores.
MOBILIZAÇÃO SEGUNDA-FEIRA
Uma grande carreata está marcada para segunda-feira, 29, com início às 18:30 horas, com saída do Posto Gaperinho que após passar pelo perímetro urbano e central de Janiópolis com faixas e cartazes, chega na Câmara Municipal que retorna às atividades legislativa segunda-feira, 29.
OBJETIVOS. Na oportunidade, a coordenação do movimento vai protocolar o abaixo-assinado acompanhado do Projeto de Lei pedindo a redução do salário dos vereadores, bem como:
– Reabertura e reforma do Hospital Municipal
– Mais empregos, saúde e lazer
– Mais comprometimento dos agentes políticos com a população do município.
Uma nova manifestação da população contra o fechamento do Hospital Municipal, será realizada segunda-feira, 29. (Na foto arquivo, a manifestação realizada no dia 18 de dezembro)
Reduzir gastos com diárias
Em Janiópolis os gastos dos agentes políticos (vereadores, prefeito e secretários) é elevado se comparado com Boa Esperança ou mesmo quer saber como as coisas andam na vizinha cidade, seria melhorar primeiro conhecer a responsabilidade que envolve os agentes políticos daquela cidade.
Em Boa Esperança o prefeito, vereadores e os secretários não têm diárias, como ocorre em Janiópolis. Em Boa Esperança, as despesas são ressarcidas conforme as despesas realizadas, ou seja, com apresentação das despesas de viagem e estadia. Enquanto que em Janiópolis é na base de diárias, sem a necessidade de comprovação de despesas o que representa um gasto excessivo. Sem falar que a locomoção é a parte.
Fica a sugestão para a comissão de mobilização “Janiópolis Acorda” para propor alteração em relação as diárias do prefeito, vereadores e secretários.