O presidente da Câmara, Patrik Peloi reuniu os vereadores José Soares, Jacy da Silva, Guilherme Dutra, Agilson Flausino, e Joaquim da Ambulância além do Capitão Renato, da 2ª Cia da PM, o Delegado Anderson Romão e o representante do Conselho de Segurança, Meron Vaureck para debaterem o tema segurança.
A reunião teve por objetivo apresentar um projeto de segurança eletrônica monitorada implantada com sucesso em diversas cidades do interior paulista. Os vereadores conheceram o projeto e apresentaram na reunião.
Conforme o vereador Patrick, trata-se de um moderno sistema de segurança que tem por objetivo monitorar toda a área central das cidades, entradas e saídas, tanto por rodovia como por estradas vicinais, monitorando 24 horas as entradas e saídas de veículos na cidade.
De acordo com as declarações dos veradores, Patrik Peloi e José Soares que foram conhecer o sistema, a proposta visa o monitorar o movimento não apenas de pessoas, mas principalmente de veículos que entram e saem da cidade que são monitorados e registrados na central. Um projeto sofisticado que tem sido por demais eficiente nas cidades onde estão implantados.
GUARDA MUNICIPAL. A proposta do projeto envolve a criação da Guarda Municipal para dar suporte às Policias Militar e Civil através do monitoramento das câmaras, cujas imagens são repassadas em tempo real para as polícias.
De acordo com Patrick Peloi, na Lei de Diretrizes Orçamentária para 2019 consta a criação da Guarda Municipal, bem como dotação especifica para a manutenção das Guardas Municipais.
IMPOSITIVO. Ainda conforme os vereadores Patrick e José Soares os recursos para a instalação do sistema de monitoramento e para implantação da Guarda Municipal poderão advir de recursos do Orçamento Impositivo da Câmara Municipal, assunto que deverá ser discutidos com todos os vereadores.
INICIATIVA IMPORTANTE. Tanto os representantes das Polícias Civil e Militar quanto, o Conselho de Segurança destacaram a iniciativa dos vereadores em buscar soluções para as questões relacionadas a segurança pública. “Com certeza, um projeto dessa natureza, que se pretende implantar, vai colocar a Câmara Municipal numa posição privilegiada perante a comunidade” – afirmou Meron Vaureck, do Conselho de Segurança.
AUDIÊNCIA PÚBLICA. O presidente da Câmara, Patrick Peloi, disse que pretende promover uma audiência pública com os setores organizados da comunidade para levar a proposta de implantação do sistema de segurança monitorada na cidade e a própria criação da Guarda Municipal para ser discutida através de uma audiência pública antes da votação da Lei Orçamentária de 2019, que deve ocorrer em meados de dezembro.