Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Gilberto Matushita, devido a pandemia, está sendo divulgado vídeos mostrando alguns dos parques, projetos e ações que acontecem em Goioerê na área do meio ambiente. Nesta segunda-feira, 7, os vídeos mostram o Parque Natural Antonio Sestak e o Parque Ecológico Danilo Marques Moura
Parque Natural Antonio Sestak
O Parque Natural Antonio Sestak foi criado pela Lei N° 1740, de 14 de março de 2007 e conta com 42,36 hectares e leva o nome do pioneiro Antonio Sestak.
O parque é uma Unidade de Conservação do tipo Proteção Integral de domínio público, inserido no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas do IAT (Instituto Água e Terra). Dessa forma, o Parque Natural Antonio Sestak, totalmente georreferenciado, gera ICMS Ecológico ao município, recurso esse usado para atividades de preservação ambiental.
Este Parque Natural tem por finalidade:
a) resguardar os atributos excepcionais da natureza da região;
b) a proteção Integral da flora, da fauna e demais recursos naturais;
c) utilização com objetivos educacionais e científicos.
A flora do parque conta com um gigantesco exemplar de espécie nativa Pau-alecrim, que, segundo técnicos do IAT, deve ter em torno de 500 anos de idade.
Parque Ecológico Danilo Marques Moura
O Parque Ecológico Danilo Marques Moura foi criado pela Lei N° 1174, de 10 de julho de 1990 e conta com 27,7 hectares. O parque é uma Unidade de Conservação do tipo Proteção Integral de domínio público, inserido no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas do IAT (Instituto Água e Terra). Dessa forma, o Parque Ecológico Danilo Marques Moura, totalmente georreferenciado, gera ICMS Ecológico ao município, recurso esse usado para atividades de preservação ambiental.
Este Parque Ecológico tem por finalidade:
a) resguardar os atributos excepcionais da natureza na região;
b) a proteção integral da flora, da fauna e demais recursos naturais, com utilização para objetivos educacionais, científicos e recreativos;
c) assegurar condições de bem-estar público.
A flora do parque é composta por espécies nativas como Guapuruvu, Jequitibá, Cedro, Peroba, Gurucaia, Pau D’Alho, Pau ferro, Casca D’Anta.
É possível encontrar também animais como o macaco-prego e quati, além de diversas espécies de aves.
No interior do parque está o Viveiro de Mudas municipal, local onde são cultivadas mudas de árvores nativas para plantio na arborização urbana e áreas degradadas. Dentre as espécies cultivadas estão: Gurucaia, Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Pata-de-vaca, Guaritá, Quaresmeira, Manacá-da-serra, Jatobá, Guabiroba.