Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Semana encerrou com justiça eleitoral julgando improcedente representação contra candidatos em Goioerê; enquete irregular em Moreira e renúncias

sábado, 21 setembro de 2024.

A Justiça Eleitoral julgou improcedente a representação movida contra os candidatos Pedro Coelho (prefeito), Brito da Saúde (vice-prefeito) e Joaquim da Ambulância (vereador), da coligação “Honestidade, Transparência e Família”. A ação acusava os candidatos de realizarem atos de campanha eleitoral no interior de repartições públicas. O tribunal concluiu que não havia provas suficientes de que os candidatos estavam realizando campanha eleitoral nos locais citados, levando ao arquivamento da representação.

CLIQUE E FIQUE BEM INFORMADO

Justiça Eleitoral de olho em enquetes irregulares nas redes sociais

A coligação “A União Faz a Força” (MDB/PL/PSD) de Moreira Sales apresentou uma representação eleitoral contra Ricardo da Silva Rodrigues, acusando-o de realizar e divulgar o resultado de uma enquete eleitoral nos stories de seus perfis no Instagram e Facebook nos dias 17 e 18 de setembro. A ação aponta que a enquete foi feita fora do período permitido pela legislação eleitoral, infringindo o artigo 33, § 5º, da Lei Eleitoral, que proíbe a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral durante a campanha.

A coligação solicita a exclusão imediata da enquete e de seu resultado, além de pedir que o representado seja impedido de realizar novas enquetes eleitorais. Embora a publicação já tenha saído do ar, a Justiça Eleitoral segue atenta a esse tipo de prática, que pode resultar em sanções.

Semana marcada por renúncias de candidaturas a vereador em Goioerê e região

A semana foi marcada por novas renúncias de candidaturas a vereador em Goioerê, Moreira e Janiópolis.

Em Goioerê, o candidato Doutor Bueno (PSB) teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

Em Moreira Sales, dois candidatos renunciaram à disputa: Maria da Belém (PSB) e Mineiro (PP) oficializaram a desistência de suas campanhas.

Já em Janiópolis, Coxa, candidato pelo Cidadania, também renunciou à candidatura. Essas desistências estão alterando o cenário político local às vésperas das eleições.