Os cerca de 400 funcionários da rede municipal, envolvendo a Educação Infantil e Fundamental, tiveram uma semana movimentada com palestras e capacitações visando o retorno das aulas no próximo dia 15.
A Semana Pedagógica contou com três momentos. O treinamento para merendeiras e serviço gerais, que aconteceu na terça-feira, 6. Na quarta, 7, foi abertura oficial, realizada no auditório da Acig, reunindo mais de 300 professores da Educação Infantil, estagiários e professores do Centro Santa Clara que foi aberto pelo prefeito Pedro Coelho, o secretário de Educação, José Torres e contou ainda com a presença da coordenadora de projetos da Copacol Gislaine Pontes e do palestrante Anderson Novello.
NOVOS VEÍCULOS E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO
O prefeito Pedro Coelho falou aos professores e disse que “estamos trabalhando com seriedade” e destacou os investimentos aplicados na educação em 2017, que chegaram a 29,5% do orçamento total. Anunciou que este ano a Educação vai contar com oito novos veículos, sendo 4 vans para o transporte dos professores e 4 ônibus, sendo três deles adquiridos com recursos próprios “o que facilitará o uso para outras secretarias” – alertou o prefeito.
Falou dos desafios para este ano da administração, citando a insolvência da Codesa que hoje acumula uma dívida de mais de R$ 15 milhões e que será uma dos problemas que deverá ser resolvido este ano, lembrando da Escola de Tempo Integral que encerra este ano, mas devendo funcionar em 2019 e do novo Cmei que será inaugurado este ano e deverá acabar com toda demanda do município.
AVANÇOS. O secretário de Educação, José Torres enumerou as conquistas, entre elas, que pela primeira vez os profissionais dos Cmeis tiveram férias através do atendimento centralizado dos alunos em um único local e do pagamento antecipado do 1/3 das férias. Falou da implantação do sistema de avaliação, que há três anos não se tem e irá influência na carreira dos profissionais.
Disse ainda do Programa de alfabetização do Governo Federal, que vai atender o 1º e 2º ano assim como destacou a gestão do Polo da UAB que está com dezenas de cursos e centenas de alunos estudando. Por fim, deixou uma mensagem sobre a responsabilidade do educador em preparar cidadãos para as futuras gerações. “Estamos juntos nessa missão” – enfatizou Torres.
PARCERIA. Por sua vez a coordenadora de projetos da Copacol, Gislaine Pontes, disse que a cooperativa estava reafirmando a parceria com a Administração para que seus projetos acontecem ao longo do ano, entre eles Escola no Campo, Busão da Imaginação, apoio ao Proerd e incentivo cultural.
A Semana Pedagógica contou ainda com trabalhos nas escolas, onde os professores participaram da distribuição de aulas e do planejamento anual.