O Centro Cultural de Juranda foi palco do I Seminário Municipal de Turismo Religioso Sustentável, cujas principais objetivos foi debater e discutir com a população sobre o que significa e como funciona o turismo religioso sustentável.
O evento foi uma iniciativa da prefeita Leila Amadei junto à comunidade católica de Juranda após a canonização em meados de 2017 dos irmãos Pastorinhos Francisco e Jacinta a partir do milagre alcançado pelo jurandense Lucas.
O projeto de turismo religioso surgiu durante 53ª Rota da Fé que trouxe para Juranda em maio desse ano, centenas de peregrinos que visitaram diversos locais em Juranda, que foram destaque pelo milagre de Lucas atribuído pelo milagre dos pastorinhos Jacinta e Francisco que foi fundamental para a canonização dos dois Pastorinhos em Fátima em Portugal.
PEDRA FUNDAMENTAL. E, durante a romaria da Rota da Fé no dia 6 de maio último, foi realizado o lançamento da Pedra Fundamental da Gruta dos Santos Francisco e Jacinta.
SEMINÁRIO. E, com objetivo de discutir com a comunidade católica a prefeita Leila Amadei idealizou a realização do Seminário Municipal de Turismo Religioso Sustentável. O evento contou com a presença do Secretário de Turismo da cidade de Lunardelli, Francisco Aparecido Izidoro e da bacharel em turismo, Vilma Ribeiro de Oliveira que debateram intensamente e esclareceu a população sobre o significado e como funciona o turismo religioso sustentável e a importância que representa para o município a implantação do Santuário como turismo religioso.
Também foram discutidas as ações que estão sendo realizadas para a implantação do Santuário dos Pastorinhos de Fátima que está sendo projetado para ser implantado em Juranda com apoio da administração municipal.
Estão previstas várias opções visando a implantação do Santuário dos Pastorinhos de Fátima projetado para ser instalado no município de Juranda.