Dentro da programação da Festa da Tilápia no Tacho, que acontece nesse final de semana, e como proposta para fomentar e incentivar a piscicultura não só em Rancho Alegre como na região, como alternativa de renda para os pequenos e médios agricultores, e, como forma da valorização do prato típico do município à base de tilápia, Rancho Alegre estará sediando sexta-feira, 17, importante curso voltado a capacitação de produtores para piscicultura.
O curso faz parte do Seminário Sobre Alternativas de Diversificação para a Agricultura, envolvendo o sistema de produção de leite e de piscicultura que acontece sexta em Rancho Alegre do Oeste, dentro da programação da Festa da Tilápia no Tacho.
O Seminário é uma realização da unidade da Emater de Rancho Alegre do Oeste em parceria com a Prefeitura, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, de Rancho Alegre do Oeste e da Copacol.
PROGRAMAÇÃO: A programação do Seminário será realizada no plenário da Câmara Municipal com início às 13:30 horas. A expectativa é reunir cerca de 30 produtores, entre eles da pecuária de leite interessados em ingressar na piscicultura.
De acordo com a equipe da Emater de Rancho Alegre, assim como a produção de leite, a produção de tilápia em escala comercial tem se mostrado como importantes alternativas de renda para a agricultura familiar. “Contudo, o produtor deve estar atento à adoção de tecnologias que viabilizarão o bom desempenho destas atividades, bem como da dinâmica de preços e exigência do mercado consumidor” – conforme enfatiza o gerente da Emater de Rancho Alegre, José Basaglia.
A piscicultura é uma das excelentes alternativa
de renda para agricultura familiar
O engenheiro agrônomo da Emater de Goioerê, Salvador Sarto, vai abordar,
a pecuária leiteira
O engenheiro de pesca Nestor José Braun, da Copacol, especialista
em piscicultura é um dos palestrantes do seminário