Nos últimos 10 anos o Brasil tem passado por uma revolução no campo e o estado do Paraná lidera esta mudança apoiado nos conceitos cooperativistas. As propriedades rurais se tornaram empresas que utilizam alta tecnologia e pesquisas nos mais diversos segmentos aumentando a cada ano a produção de grãos e a renda das famílias.
Para isso foi preciso investir no capital humano, que é o maior referencial das cooperativas do Paraná. Preparar o cooperado e sua família para atender as demandas de hoje e as que ainda vão vir é a base para entregar o que há de melhor na vida do campo.
Hoje, as cooperativas do Paraná investiram nas mulheres do campo e com essa força de trabalho, elas vêm passando por cima de tudo, no bom sentido, em nome do bem estar da família e da melhoria de vida do cooperado.
Um exemplo de trabalho da mulher no campo vem da cooperativa Coamo de Janiópolis, no Centro Oeste do estado. Dona Eliane foi uma das primeiras mulheres a assumir junto com o marido a condução da propriedade, e vale destacar que ela faz parte dos 15% de mulheres que integram o quadro social da cooperativa Coamo. Com essa história da cooperada da Coamo – maior Cooperativa da América Latina – que iniciamos a série de reportagens com o tema, “Cooperativismo: Desenvolvimento Sustentável”.
Fonte: RicMais