Publicidade
Publicidade

Notícias / Política Sessão da Câmara de Goioerê tem renúncia de dois secretários da Mesa em meio a polêmica sobre cargo de diretor

terça-feira, 2 setembro de 2025.

A sessão da Câmara Municipal de Goioerê, realizada nesta segunda-feira (1º), foi marcada pela renúncia dos vereadores Mayk da Saúde e Patrik Pelói aos cargos de 2º e 1º secretários da Mesa Diretora. A decisão foi resultado direto da insatisfação com a decisão do presidente, Joaquim da Ambulância, com nomeação para o cargo de diretor-geral.

Siga a Tribuna no WhatsApp

A situação toda foi criada com a informação de que o cargo havia sido instituído neste ano, com o compromisso de que só seria preenchido na próxima legislatura, quando o número de vereadores aumentará de 9 para 11. E que  Joaquim nomeou para a função do assessor Severino Cabral, o que gerou  reação interna e externa.

Durante a sessão, Mayk da Saúde afirmou que sua saída foi motivada pela falta de diálogo e por discordâncias internas, ressaltando que sua decisão foi alinhada com a bancada do PL. Patrik Pelói também formalizou a renúncia, em obediência à determinação partidária e por não concordar com a forma como a Casa vem sendo conduzida.

O presidente Joaquim da Ambulância (foto), em seu pronunciamento, rebateu críticas afirmando que “o plenário é soberano” e concluiu: “Não precisam gostar de mim, mas precisam me respeitar.”

Em meio às mudanças, a sessão ainda teve um momento inesperado: o vereador Fabiano Barboza (foto) colocou seu nome à disposição para disputar o cargo de 1º secretário. Ele destacou que sua decisão não partiu de seu partido e anunciou que, se eleito, pretende propor mudanças e exigir que sua voz seja ouvida.

TROCA DE CADEIRAS
Em meio à polêmica, a assessora Francieli — que atuava no gabinete do vereador Mayk da Saúde e também ocupava o cargo de diretora geral — foi exonerada na segunda-feira. Para a função de diretor geral assumiu Severino, que era assessor do vereador Amarildo. Com a saída dele, a vaga no gabinete foi preenchida por Gabriela Tristão da Rocha.

Nota de Esclarecimento: O presidente da Câmara, Joaquim da Ambulância, emitiu uma nota de esclarecimento sobre as informações que vêm circulando na mídia. LER NOTA