Embora a primavera pelo calendário tradicional comece apenas em 22 de setembro, na meteorologia a nova estação já é considerada a partir do dia 1º. Segundo o Simepar, o mês será marcado por dias de calor intercalados com chuvas e temperaturas mais amenas.
Siga a Tribuna no WhatsApp
Historicamente, setembro representa a retomada das chuvas após o período seco de agosto. Os ventos vindos da Amazônia trazem calor e umidade, favorecendo a formação de frentes de instabilidade no Paraguai, Argentina e Sul do Brasil. Assim, as massas de ar frio perdem força e o clima se torna mais úmido, especialmente na segunda quinzena.
As médias de chuva variam conforme a região: entre 75 mm e 100 mm no Norte Pioneiro e em áreas próximas a Jaguariaíva; de 100 mm a 125 mm na faixa entre Maringá, Londrina e Curitiba; e até 200 mm no Centro-Sul e Oeste, como em Cascavel e Guarapuava.
As temperaturas também apresentam contrastes. Regiões mais altas, como Palmas, General Carneiro e Curitiba, registram médias entre 12°C e 14°C. No Sul e Centro do estado, ficam entre 14°C e 18°C, enquanto no Oeste, Noroeste e extremo Norte chegam a variar de 18°C a 22°C.
Na região de Goioerê, até o dia 10 de setembro a previsão é de sol ,com temperaturas máximas que podem chegar a 34°C.