A Sicredi de Goioerê reuniu associados na última semana para apresentar o Plano Safra 2019/2020. A reunião aconteceu na Casa do Criador do Parque de Exposições e reuniu além de associados os colaboradores.
Entre as principais novidades do Plano Safra está a possibilidade de mais recursos para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Dentro desse programa também será possível, pela primeira vez, o financiamento para construir ou reformar moradias de pequenos agricultores.
A outra novidade lançada pelo Governo foi novas modalidades de seguro, além do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Poagro), haverá o Seguro Garantia e o Seguro da Agricultura Familiar, já a linha Moderagro, passará a financiar a cultura da erva-mate e cana-de-açúcar.
O Plano Safra 2019/2020 que irá atender pequenos, médios e grandes produtores rurais do país, todos juntos no mesmo plano safra após 20 anos. Ao todo, são R$ 225, 59 bilhões em recursos para apoiar toda a produção agropecuária nacional.
Com relação aos juros das operações, os agricultores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) terão taxas de juros entre 3% e 4,6% ao ano. Para os médios agricultores (Pronamp), o índice é de 6% ao ano para custeio e 7% para operações de investimento. Os demais terão juros de 8% ao ano para operações de custeio e, para os programas de investimento, a taxa varia de 5,5% a 10,5% ao ano, dependendo da linha financiada.