Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Sicredi reuniu cerca de 1.400 associadas da Sicredi, de todos os municípios da área de atuação no Paraná, em evento realizado em Palotina na última sexta-feira, 9.
Este ano, as participantes conheceram o trabalho realizado por voluntários junto aos asilos da região. “Não tem preço ver o sorriso dos idosos, enquanto estamos com eles, é maravilhoso”, disse a voluntária Camila da Silva.
O tema da palestra “Empreendedorismo Social e Voluntariado’, com o professor da Fundação Dom Cabral, José Pedro Lins resgatou o extraordinário que cada mulher pode fazer, para onde ela convive, tornar a vida das pessoas mais significativas. O doar uma parte do tempo aos que necessitam edifica e torna a vida ainda mais interessante. “É importante que as mulheres saibam que a contribuição de cada uma, mesmo que pequena, fará a diferença na vida de muitas e muitas pessoas”, comentou o professor Pedro Lins, da Fundação Dom Cabral.
O evento foi organizado pela Sicredi, em parceria com as integrantes do Comitê da Mulher, iniciado no final de 2016. Por enquanto, a cooperativa tem um comitê da mulher, com representante de 12 localidades: Palotina, Maripá, Vila Candeia, Pérola Independente, Assis Chateaubriand, Terra Roxa, Santa Rita, Alto Santa Fé, Altônia, Iporã, Brasilândia do Sul e Francisco Alves. “Dizer para a mulher que a participação dela é fundamental onde ela se encontra, esse foi o objetivo do tema. Outro, lembrar as mulheres do comitê, que a participação de cada um faz a diferença no empreendimento cooperativo”, argumentou a gerente de programas sociais, Cláudia Bonatti.
As convidadas trouxeram produtos de higiene pessoal, que serão compartilhados com asilos da área de atuação da cooperativa no Paraná. Foram arrecadados mais de 2 mil itens. “Vejo lá em Goioerê a importância que tem nossa casa das fraldas. Somos muitos voluntários que auxiliam e isso é muito gratificantes”, disse a voluntária Vanilde Isabel.
O presidente do Sicredi, Jaime Basso destacou que “A mulher tem uma importância fundamental na vida da sociedade onde ela vive, e, aqui na cooperativa essa participação está ligada diretamente a uma maior qualidade na gestão do empreendimento”,
A noite encerrou com apresentação de dança, com o professor José e a academia Emanuel, e, com as mulheres participando de uma aula de Zumba.